Quais são os sinais do câncer de boca? A doença afeta mais os homens e ocorre com maior frequência em pessoas com mais de 50 anos, apesar de recentemente ter ocorrido um aumento de pacientes jovens.
O câncer bucal é um dos cânceres de cabeça e pescoço mais visíveis e pode se desenvolver em qualquer parte da cavidade oral.
Isso inclui os lábios, gengivas, língua, revestimento interno das bochechas, palato e assoalho da boca (abaixo da língua).
Que sinais podem alertar para o câncer bucal?
A Dra. Alejandra Gallego, Coordenadora Nacional de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do RedSalud Cancer Institute, revelou sete sinais que podem significar sinais de câncer bucal, aos quais é preciso estar atento.
Esses sinais são:
- Manchas vermelhas ou brancas na língua, gengivas ou qualquer área da cavidade oral.
- Úlceras ou feridas persistentes na boca que não cicatrizam após duas semanas e sangram facilmente.
- Dentes soltos ou dor ao redor dos dentes que não estão associados à patologia dentária.
- Crescimento incomum ou caroço dentro da boca e pescoço.
- Dor e dificuldade para mastigar ou engolir.
- Rouquidão ou disfonia persistente.
- Perda de sensibilidade ou dormência em algumas áreas da boca.
“Fumo e Consumo Excessivo de Álcool”
Ao mesmo tempo, o Dr. Gallego foi enfático ao apontar que “ os fatores de risco para esse câncer estão relacionados ao tabagismo e consumo excessivo de álcool, exposição excessiva ao sol nos lábios e falta de higiene dental ”.
“Por isso, é fundamental conhecer os sinais de alerta, consultar antes do aparecimento de lesões e fazer controlos periódicos”, disse.
Por fim, o médico afirmou que “é comum ver pessoas que confundem feridas na língua ou na bochecha com herpes ou aftas, e esperam que desapareçam com o tempo. No entanto, é fundamental ter em mente que qualquer lesão oral que persistem por mais de 15 dias devem ser levados a sério.”