Embora a halitose ou mau hálito não seja um problema de saúde extremamente grave, é um problema que preocupa toda a população, pois pode colocá-lo em situações pessoais ruins.
Segundo o site Integramédica , o mau hálito se deve à presença de bactérias na boca que interagem com os restos de alimentos deixados após a alimentação entre os dentes, gengiva ou língua.
Assim como a falta de higiene bucal , certos medicamentos, infecções orais, infecções de garganta, infecções nasais, tabagismo, doenças como cáries e até o que você come podem influenciar sua respiração.
Uma das maneiras mais rápidas de reduzi-lo, junto com a escovação dos dentes , é evitar todos os alimentos que podem aumentar o mau cheiro.
Saiba quais são os piores alimentos para o mau hálito
Cebola
Ninguém deve se surpreender com o fato de as cebolas estarem no topo da lista, quando seu aroma potente permanece na boca, especialmente quando comido cru .
O vegetal responsável por fazer você chorar pertence à família dos vegetais allium, por isso possui maior concentração de compostos de enxofre , que lhe conferem seu sabor conhecido.
Uma vez no sistema digestivo, os derivados desse elemento liberam gases, que causam inchaço e que também seriam responsáveis pelo mau hálito.
Alho
O alho também pertence à família de produtos allium, por isso tem uma alta concentração de derivados de enxofre e é outra causa conhecida de mau hálito. Esse mau cheiro pode ser sentido no suor ou pode “grudar” nas mãos após o corte.
Quando esses compostos sulfurosos entram no sistema sanguíneo, podem causar um efeito duplo de mau hálito vindo da boca e dos pulmões.
Atum ou peixe
Essa deliciosa proteína, de grande aporte nutricional, com elementos anti-inflamatórios como o ômega-3 , também é responsável por deixar um forte odor na boca, mesmo após a escovação dos dentes.
Isso seria ainda mais exaltado em produtos enlatados, já que a carne começa a oxidar, o que aumenta ainda mais o cheiro, explicam no Eat This!.
No site da Colgate , eles recomendam preparar esses peixes com um pouco de limão ou vinagre antes de comê-los, para reduzir sua potência.
Proteínas
Dietas ricas em proteínas irão ajudá-lo a aumentar a massa muscular, diminuir a fome, mas também deixarão um mau cheiro inevitável na boca, especialmente se você substituir carboidratos por proteínas.
Quando você não come carboidratos suficientes, seu corpo queima gordura e proteína como combustível. Isso é feito por meio de um processo chamado cetose . Infelizmente, as cetonas têm um cheiro horrível que nem mesmo a escovação ou o uso do fio dental consegue mascarar.
Açúcar
O açúcar e todos os alimentos que o fornecem em grande quantidade aumentam a concentração de bactérias na boca. Os microrganismos se alimentam de açúcares, por isso vão se proliferar ainda mais, piorando o mau cheiro.
Da American Oak Dental Clinic , eles recomendam não apenas reduzir os alimentos ricos em açúcar em sua dieta, mas também escovar e usar fio dental depois de comer ou beber itens açucarados.
Queijos e laticínios
Laticínios e qualquer produto derivado do leite contribuirão para o mau hálito da mesma forma que os alimentos açucarados. É que o leite possui um tipo de glicose natural chamada lactose .
É por isso que o queijo seria um dos piores alimentos que você pode comer para o mau hálito. Esses produtos contêm alta concentração de lactose, devido ao processo utilizado para sua fabricação.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!