Quais alimentos que causam gordura no fígado? Ele é o maior órgão interno do corpo humano. Isso é responsável por ajudar o sistema digestivo a processar os alimentos, mas também armazena energia, elimina toxinas e libera hormônios.
Como outras estruturas, o fígado está sujeito a desenvolver uma variedade de doenças, causadas por problemas internos e lesões, embora a grande maioria delas dependa da dieta.
Tipos de alimentos que podem aumentar a gordura no fígado
Sal
Todos os alimentos que contêm muito sal são a pior receita para a pressão arterial (eles aumentam as chances de você ter hipertensão ), mas também são um pesadelo para o seu fígado.
Segundo várias investigações , esse ingrediente pode danificar o órgão porque altera suas células, deforma-as, divide-se mal ou não se renova, aumentando as chances de sofrer de fibrose.
A fibrose hepática é uma doença que ocorre devido ao acúmulo de tecido cicatricial no fígado, que diminui o fluxo sanguíneo para o órgão e pode progredir para insuficiência hepática, cirrose ou câncer .
Álcool
O álcool é conhecido por ser um dos principais ingredientes em danificar o fígado. O consumo excessivo dessa bebida tem uma relação inegável com o desenvolvimento de doenças hepáticas, como esteatose hepática, hepatite alcoólica e cirrose.
É que o abuso do álcool produz a destruição das células do fígado, levando ao aumento do tecido cicatricial, que ocorre toda vez que o órgão tenta se reparar.
Açúcar
Além de aumentar as chances de você ter diabetes , o excesso de açúcar também prejudica o fígado devido aos processos internos que esse ingrediente possui.
Como o excesso de açúcar é convertido em gordura e armazenado, geralmente é armazenado no fígado. Se você continuar comendo muito açúcar ao longo do tempo, as células adiposas armazenadas começarão a substituir as células saudáveis do fígado, aumentando as chances de você desenvolver esteatose hepática .
Outro dos efeitos do açúcar no corpo é que ele promove a inflamação de diferentes estruturas, de modo que o fígado, além de gorduroso, ficará inflamado, reduzindo sua função de desintoxicar o corpo, explicaram no British Liver Trust .
Junk food
Esses tipos de produtos, além de serem comumente ricos em sais e açúcares refinados, também fornecem diversos tipos de gorduras, principalmente as saturadas.
Embora não haja clareza sobre como esse nutriente afeta o órgão, as mudanças na dieta parecem ser imediatas, aumentando a quantidade de gordura armazenada no fígado e, assim, aumentando as chances de ter doenças como esteatose hepática ou problemas cardiovasculares.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!