É conhecida como ITU quando as bactérias entram na uretra e colonizam o trato urinário ou mesmo a bexiga, causando uma condição chamada cistite, ou infecção urinária.
Na maioria dos casos, a doença é resultado do contato com fungos, como a cândida, por microrganismos bacterianos, ou ainda pode resultar da entrada de parasitas.
Ocorrem com maior frequência entre as mulheres, devido à divisão estrutural da anatomia genital e são ainda mais recorrentes entre as que já passaram da menopausa , devido à diminuição do estrogênio que costuma acompanhar esse período.
Mas as chances de contraí-las também aumentam após as relações sexuais, durante a gravidez, devido à falta de higiene, e as chances aumentam ainda mais se você já sofreu uma.
Quais são os sintomas da cistite?
Esta doença apresenta sintomas comuns como:
- Necessidade constante de urinar.
- Sensação de queimação ao urinar.
- Micção frequente em pequenas quantidades.
- Urina com aparência turva.
- Urina vermelha, rosa brilhante ou com sangue.
- Urina com cheiro forte.
- Dor pélvica em mulheres.
Do CDC dos Estados Unidos, eles alertam que a bactéria pode avançar para outras estruturas próximas ao sistema urinário, como os rins.
Se ocorrer, o paciente pode ter pielonefrite , uma infecção mais grave que pode trazer complicações perigosas , como envenenamento do sangue, danos a vários tecidos e pode até levar à morte; por isso deve ser tratado prontamente.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!