O cálcio é um composto químico fundamental para o funcionamento do organismo. Embora a maioria associe esse nutriente à saúde óssea, ele também permite que você tenha dentes saudáveis, ajuda o sistema vascular e seus músculos.
Especialistas vão recomendar uma quantidade diária ideal que deve ser consumida, de acordo com a idade e o sexo, mas, do British Health Service , eles indicam que adultos entre 19 e 64 anos devem receber cerca de 700 miligramas de cálcio diariamente.
Embora você possa adquiri-lo através da alimentação , pode diminuir a concentração, causando alguns problemas de saúde.
Confira alguns dos sinais de que você não tem cálcio suficiente:
Você tem muitas cólicas
Espasmos musculares e cãibras são um dos sinais de que você não está comendo alimentos suficientes com cálcio.
Este composto é necessário para desencadear a contração muscular, mas de acordo com um estudo de 2018 , quando deficiente, os neurônios ficam instáveis e podem iniciar a resposta espontaneamente.
Seus ossos são fracos
Sabemos que os ossos se tornam quebradiços por falta de cálcio, mas nem todo mundo sabe o porquê.
Quando o corpo descobre que você não consumiu o suficiente desse mineral, ele começa a retirar dos ossos e dentes o cálcio que ele contém, para compensar as quantidades na corrente sanguínea.
“A fragilidade óssea… pode levar a mais quedas, como subir e descer escadas ou entrar e sair do chuveiro. Além disso, a deficiência de cálcio a longo prazo em adultos pode levar à osteoporose , o que significa que seus ossos são mais porosos, tornando-os mais suscetíveis a danos e quebras a longo prazo”, explicou a nutricionista Hayley Miller à Eating Well .
Você se sente cansado
Persistente falta de energia, fadiga e uma sensação constante de fraqueza podem ser sinais de várias deficiências vitamínicas.
“À medida que uma deficiência de cálcio começa a se desenvolver, você pode não perceber que está perdendo força ou tendo dificuldade em realizar tarefas cotidianas, pois isso pode ser facilmente confundido com fadiga relacionada a vários outros fatores, como níveis de energia, qualidade do sono, níveis de atividade física ou nutrição em geral”, explicou o especialista.
Seu ritmo cardíaco é irregular
Como o coração é um músculo quase como qualquer outro, sua função também pode ser alterada pela deficiência de vitaminas.
Segundo pesquisas de 2018, as artérias podem se contrair de forma irregular, resultando em palpitações que não têm um ritmo estável.
Você tem uma saúde bucal ruim
Para manter a saúde de seus dentes, você deve não apenas escová-los regularmente, mas também consumir cálcio suficiente para evitar a perda de minerais.
As pessoas que não têm cálcio suficiente podem sofrer de doenças bucais, como inflamação das gengivas, como a periodontite .
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!