Estas são as mudanças no corpo que podem indicar que você tem câncer de garganta

Fonte: CENÁRIOMT

Estas são as mudanças no corpo que podem indicar que você tem câncer de garganta
Estas são as mudanças no corpo que podem indicar que você tem câncer de garganta FOTO:PIXABAY

Segundo o FALP , o câncer de garganta é um diagnóstico cada vez mais recorrente entre os jovens e está diretamente associado ao consumo de tabaco, álcool e infecções pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) .  

Este é um tipo de câncer de cabeça e pescoço , mas não é um termo usado por especialistas, pois as células cancerígenas podem crescer nas diversas estruturas que compõem a garganta.

Saiba mais: Estudo revela que pessoas com mais de 65 anos correm maior risco de câncer de pele

Três grupos estruturais diferentes podem ser encontrados na garganta ou faringe. A parte superior é a nasofaringe , que corresponde ao ponto onde a parte de trás do nariz encontra a garganta.

Pode-se dizer que a orofaringe está localizada um pouco abaixo da nasofaringe, pois inclui a parte posterior da boca, o palato, a base da língua e a parede da faringe. 

Por fim, a hipofaringe é o ponto que conecta a orofaringe com a nasofaringe, onde estão localizadas estruturas como o início do esôfago, traqueia e laringe. 

É por isso que, quando se fala em câncer de garganta, pode se referir a uma dessas estruturas, mas também pode incluir câncer de tireoide.

Quais são os sintomas do câncer de garganta?

Embora as manifestações possam mudar, dependendo da estrutura específica em que o tumor cresce, em geral, o câncer de garganta pode apresentar sintomas como :

  • Dor de garganta.
  • tosse persistente
  • Falta de ar.
  • Tosse sangue.
  • Alterações na voz, como rouquidão. 
  • Dificuldade em engolir. 
  • Presença de caroços no pescoço.
  • Sensação de que há algo preso na garganta.
  • Perda de peso não intencional.

Como outros tipos de câncer, a maioria dos sintomas ocorre quando o câncer está em seus estágios mais avançados. 

Além disso, é importante lembrar que ter qualquer uma dessas manifestações não implica que serão diagnosticados com câncer, pois outras condições médicas podem explicar as alterações. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.