Você sabia que existe uma vitamina que ajuda a ter mais cabelo? Os fios podem ser afetados por vários fatores. A genética e as condições atmosféricas são dois elementos fundamentais. No verão, especialmente o cabelo é mais afetado negativamente pela poluição, sol, água do mar e piscinas. São elementos difíceis de controlar.
Mas existem outros fatores que afetam a saúde do cabelo e nos quais dependem completamente de nós. A alimentação e, claro, a forma como tratamos nossos cabelos ( tinturas, alisamentos, secagens) influenciarão muito em sua aparência .
COMO A DIETA AFETA O CABELO?
Com a dieta você pode ajudar a conseguir um cabelo forte e saudável. Não se esqueça que é dos nutrientes que fornecemos à nossa pele que o cabelo obtém os elementos necessários para o seu crescimento, força e brilho.
Via de regra, com uma alimentação balanceada, baseada na sempre recomendada dieta mediterrânea, é possível obter os aportes necessários para que a parte de nutrição capilar seja adequadamente contemplada.
No entanto, existem alguns nutrientes que são especialmente importantes e devem ser lembrados:
- Gorduras de origem vegetal , e que podemos obter do azeite e nozes. Eles fornecem ácidos graxos.
- Zinco, um mineral encontrado em sementes de abóbora ou ostras e peixes. Tem papel fundamental na regeneração celular e na regulação dos hormônios que atuam nos cabelos.
- Ferro, presente em carnes, nozes e legumes.
- É outro mineral básico, pois ajuda na chegada do oxigênio ao folículo piloso, para que o cabelo fique forte e não caia.
- Proteínas, presentes em carnes, peixes, ovos e laticínios. Eles são responsáveis pela formação da queratina , principal componente do cabelo.
UMA VITAMINA CHAVE PARA O CABELO
As vitaminas também são importantes. Os do grupo B, principalmente a biotina, muito presente nos mexilhões ou no fígado, ajudam a manter os cabelos saudáveis.
Fala-se menos de outra vitamina fundamental. Trata-se da vitamina A, mais conhecida como retinol. Essa vitamina participa da regeneração celular, melhorando o crescimento e evitando a quebra do cabelo .
Além disso, favorece a secreção de sebo, o óleo natural que permite que os cabelos se hidratem , cresçam com mais volume e ajude a prevenir a caspa.
O retinol é frequentemente destacado quando falamos de visão ou ajuda a fortalecer o sistema imunológico . Na verdade, a vitamina A é chamada de retinol porque produz os pigmentos na retina do olho.
Mas também tem um papel muito importante na formação dos tecidos . Por isso é fundamental para manter a saúde da pele e, claro, dos cabelos.
COMO OBTER A QUANTIDADE CERTA
Existem dois tipos diferentes de vitamina A:
Vitamina A ativa ( retinol ) que está em alimentos de origem animal: ovos , peixes gordurosos como sardinha, atum ou salmão e laticínios.
O precursor da vitamina A (por exemplo, beta-caroteno ), que está em alimentos de origem vegetal: frutas e legumes. Protege as células dos danos causados pelo sol.
Está nos pigmentos das plantas e quando o digerimos transforma-se em vitamina A.
O RDA é fácil de encontrar. São cerca de 800 microgramas, o que dá uma cenoura grande , por exemplo, ou duas pequenas.
Existem suplementos de vitamina A , mas não o recomendamos, a menos que seja supervisionado por um especialista. Muita vitamina A pode ser tão ruim para o seu cabelo quanto muito pouco.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!