Como sabemos, o colesterol é uma substância essencial para o funcionamento do nosso organismo. No entanto, níveis elevados de colesterol no sangue podem causar diferentes doenças. Ter uma alimentação balanceada é fundamental para evitar doenças e, nesse caminho, um alimento como a carne pode não ser o melhor aliado.
O colesterol se move pelo nosso sangue ligado a proteínas, a combinação de ambos é chamada de lipoproteínas e são classificadas em dois tipos: LDL ou colesterol ruim e HDL ou colesterol bom.
O LDL é responsável por movimentar as proteínas pelo nosso corpo, mas em níveis elevados pode entupir nossas artérias, pois se deposita em suas paredes e impede o fluxo sanguíneo. Isso produz um risco cardiovascular importante. Por outro lado, o HDL tem como objetivo transportar o excesso de colesterol para o fígado para que este órgão o suprima.
Como dissemos, uma dieta equilibrada rica em fibras, ômega3, verduras e legumes é o melhor remédio contra o colesterol ruim . Nesse sentido, os especialistas recomendam reduzir os níveis de ingestão de um alimento como a carne . Mas existem tipos de carne que são mais prejudiciais à nossa saúde do que outros. Vamos ver o que eles são.
Qual carne mais aumenta o colesterol?
A carne que fornece os níveis mais altos de colesterol ruim é a carne bovina, seguida por outros alimentos , como carne de porco e chouriço.
Fígados de frango e bovino também podem contribuir para níveis elevados de colesterol, especialmente em pessoas com fatores de risco anteriores.
Outro tipo de carne que devemos reduzir em nossa dieta é o cordeiro. A carne de frango ou o lombo de porco são algumas das carnes que menos contribuem para o mau colesterol, embora também se recomende reduzir o seu consumo.
Embora cuidar da nossa alimentação, saber qual é o melhor alimento para nós e praticar exercícios regularmente nos ajude a levar uma vida saudável, devemos ter em mente que o colesterol ruim não apresenta sintomas, só é detectado através de um exame de sangue, por isso é aconselhável realizar este teste pelo menos uma vez por ano.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!