Começou o último mês do ano, época em que o cansaço físico acompanha o esgotamento mental. Pode ser que pela sobrecarga você não tenha mais o mesmo desempenho com que começou o ano.
Embora o descanso seja essencial, existem outras medidas que podem ajudá-lo a melhorar sua condição, pelo menos até o início das próximas férias.
Melhores alimentos contra o esgotamento mental
Peixe gordo
Incluir peixes como salmão ou atum no almoço, ou em outras refeições, é uma estratégia que vai melhorar o estado geral do cérebro.
Esses alimentos fornecem o conhecido ômega-3 , um ácido graxo que ajuda a construir e renovar as células do cérebro, ajuda a protegê-lo dos danos do envelhecimento e melhora os processos cognitivos, como aprendizado e memória .
A ideia é poder incluí-lo regularmente em sua dieta, pois também ajudará a aumentar sua massa cinzenta no cérebro, ou seja, você terá mais estruturas associadas à memória, à tomada de decisões e às emoções, segundo alguns estudos .
Café
Esta bebida, perfeita para ativar e acordar de manhã, pode contribuir para a sua concentração durante as primeiras horas do dia.
Graças à cafeína , o cérebro bloqueia a atividade da adenosina, uma substância que relaxa os vasos sanguíneos e permite que você entre no estado de sono. É por isso que depois de tomar um café você se sente mais alerta.
Além disso, de acordo com uma investigação de 2018 , depois de beber café, o cérebro demonstra uma maior capacidade de processar as informações que recebe.
Chocolate amargo
Este delicioso ingrediente possui antioxidantes que são benéficos para a saúde em geral, até mesmo novas pesquisas determinaram que seus componentes podem aliviar a dor menstrual .
Especificamente, para sua concentração, é a presença de cafeína no chocolate amargo que pode ajudar a melhorar suas habilidades cognitivas.
Abacates
Graças às gorduras saudáveis que os abacates contêm, eles apoiam a saúde do cérebro de várias maneiras.
Seu alto teor de gordura monoinsaturada pode reduzir a pressão sanguínea no corpo, ajudando assim seu cérebro a sofrer menos danos ao longo do tempo.
Cúrcuma
Açafrão é um tempero nativo do Oriente Médio que se tornou popular em todo o Ocidente por seus múltiplos benefícios.
Os poderosos antioxidantes deste ingrediente podem melhorar a condição da memória, e alguns estudos mostraram que ele pode ajudar pacientes com Alzheimer ; Também aumenta a produção de dopamina e serotonina, dois hormônios que regulam o humor e melhoram os sintomas da depressão .
Além disso, permitirão que as células cerebrais danificadas com o tempo e que inevitavelmente alteram a capacidade de regeneração do cérebro.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!