Você sabe o que é o vazio existencial do fim do ano? Esta é uma época de reflexão e balanço. É um momento em que nos deparamos com o que conquistamos e o que deixamos para trás. Para algumas pessoas, esse período pode ser marcado por um sentimento de vazio existencial.
O vazio existencial é um sentimento de falta de sentido ou propósito na vida. Pode ser causado por uma variedade de fatores, como a perda de um emprego, o fim de um relacionamento ou a falta de objetivos claros na vida.
No fim do ano, esse sentimento pode ser ainda mais intenso. Isso porque, com o fim das festas e comemorações, nos deparamos com a realidade do dia a dia. Podemos sentir que nossas vidas não estão indo para o lugar que queremos ou que não estamos fazendo a diferença no mundo.
Se você está sentindo o vazio existencial do fim do ano, aqui estão algumas dicas:
- Pare e reflita sobre o que você quer da vida. Quais são seus objetivos? O que você quer realizar?
- Estabeleça metas e planos para o ano novo. Isso lhe dará um senso de direção e propósito.
- Concentre-se no presente. Não se preocupe com o passado ou o futuro. Viva o momento e aproveite as coisas boas da vida.
- Ajude outras pessoas. Fazer o bem aos outros pode nos dar um sentimento de satisfação e realização.
- Cuide de si mesmo. Faça coisas que você gosta e que te fazem feliz.
Se você estiver com dificuldade para superar, procure ajuda profissional. Um psicólogo pode te ajudar a entender o que está causando esse sentimento e a desenvolver estratégias para lidar com ele.
É importante lembrar que o vazio existencial é um sentimento normal. Todos nós passamos por ele em algum momento da vida. No entanto, se esse sentimento estiver te causando sofrimento ou atrapalhando suas atividades cotidianas, é importante procurar ajuda.
Procure o Centro de Valorização da Vida
Diante de uma vida tão corrida e com diversos problemas, acabamos por deixar passar algumas situações que, no momento, não consideramos tão importantes.
Mas, é necessário estar atento ao que nos acontece e também, o que acontece com aqueles que temos à nossa volta.
E por exemplo, em diversos momentos convivemos com pessoas que sofrem depressão e que estão em um momento muito difícil de sua vida, caminhando até para o suicídio.
Por isso, a necessidade de ter os cuidados com aqueles que sofrem desse mal tão grande.
E para quem não sabe, existe o CVV – Centro de Valorização da Vida, que ajuda inúmeras pessoas nessa condição tão delicada.
É importante citar, que o CVV é totalmente gratuito, portanto, independente da condição financeira, é possível entrar em contato inclusive por celular e também, funciona 24h por dia, a pessoa pode escolher o melhor momento e o qual se sinta mais à vontade.
- Ligação: você pode ligar para 188 e entrar em contato com um voluntário.