Dormir com o ventilador ligado pode ser uma solução emergencial em noites quentes, mas é preciso tomar precauções para não prejudicar a saúde.
Nas noites quentes de verão, dormir com o ventilador ligado se apresenta como uma solução emergencial e uma alternativa mais barata e supostamente menos prejudicial ao ar-condicionado . Mas é realmente bom dormir com o ventilador ligado a noite toda?
Os especialistas do Sleep Advisor , um portal especializado em sono, analisaram como dormir com o ventilador nos afeta e concluem que há riscos à saúde , embora com as devidas precauções possamos recorrer ao ventilador a tempo se o calor não nos deixar dormir .
QUAIS SÃO OS RISCOS PARA A SAÚDE DE DORMIR COM O VENTILADOR LIGADO?
- Reações alérgicas . O ar do ventilador move qualquer poeira ou pólen que possa estar na sala, permitindo que eles entrem facilmente pelos seios da face. Para uma pessoa com alergias ou asma , dormir com essa corrente de ar constante pode ser fatal.
- Pele e garganta secas . Uma rajada constante de ar seca tanto a pele quanto as mucosas. Para as pessoas que dormem com a boca aberta , o fluxo de ar pode secar a garganta.
- Dor de cabeça e congestão nasal. O ar seco do ventilador pode irritar os seios nasais . O Sleep Advisor observa que, se a secura for extrema, o corpo produz excesso de muco para compensar, o que aumenta a congestão nasal e as dores de cabeça.
- Dores musculares . O fluxo constante de ar faz com que os músculos fiquem tensos e você pode acordar com dores musculares ou até mesmo uma contratura, principalmente se dormir com o ventilador bem próximo ao pescoço.
COMO EVITAR OS EFEITOS NEGATIVOS DO VENTILADOR
- A instalação de um purificador de ar evitará que a poeira transportada pelo ar seja levantada pelo ventilador e aumente o risco de alergias.
- Hidratar a pele antes de dormir e beber água assim que acordar pode ajudar a combater o ressecamento.
- Fazer uma lavagem nasal antes de dormir e ao acordar vai hidratar os seios paranasais e evitar dores de cabeça e congestão nasal.
- Colocar o ventilador o mais afastado possível do corpo e a uma velocidade moderada para que a temperatura não desça abaixo dos 20ºC reduzirá o risco de contraturas musculares.
- Tentar que o ar não atinja o rosto evitará congestão nasal, dor de garganta e dor de cabeça. Nem deve tocar diretamente no pescoço para não contrair as cervicais.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE DORMIR COM O VENTILADOR
- ruído branco . O som do ventilador é semelhante ao ruído branco (a combinação de todas as frequências de som). Para algumas pessoas, o ruído branco pode ajudá-las a dormir. É útil se você ouvir ruídos da rua, vozes dos vizinhos ou em caso de zumbido, pois o ruído branco abafa todos esses sons.
- Solução de emergência para pessoas quentes . O ventilador é uma maneira mais conveniente e barata de resfriar a sala do que o ar condicionado, embora obviamente não resfrie tanto quanto o ar condicionado. Se você é uma pessoa muito quente e tem dificuldade para dormir no verão, o ventilador pode ser uma boa solução.
- Areje uma sala mal ventilada . Ao fazer circular o ar, o ventilador combate o ar viciado e o mau cheiro de uma sala fechada.
DICAS PARA USAR BEM O VENTILADOR
- Coloque o ventilador no modo giratório para que o ar não vá na mesma direção.
- Mantenha as lâminas limpas de poeira para evitar o risco de alergia.
- Compre um ventilador silencioso . O ruído destes dispositivos não excede 55 decibéis, que é o ruído máximo tolerável à noite de acordo com a legislação europeia.
- Evite colocá-lo na velocidade ou intensidade máxima, pois o ambiente ressecará excessivamente e aumentará o risco de dor de cabeça e congestão nasal.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!