É realmente necessário esperar 30 minutos para nadar depois de comer?

Fonte: CENÁRIOMT

É realmente necessário esperar 30 minutos para nadar depois de comer?
É realmente necessário esperar 30 minutos para nadar depois de comer? FOTO:PIXABAY

É realmente necessário esperar 30 minutos para nadar depois de comer? No verão, e principalmente com ondas de calor, o melhor que pode acontecer é ter uma piscina, lago ou mar por perto. Esta é a melhor maneira de se refrescar. 

Mas todos nos lembramos quando éramos crianças, como passavam os lentos e torturantes minutos enquanto esperávamos a meia hora que os adultos nos exigiam para descansar depois de comer, antes de voltar para a água.

Se não seguíssemos essa regra, corríamos o risco de uma tragédia, como uma cãibra e um afogamento.

Mas até que ponto essa afirmação é verdadeira? É realmente perigoso entrar na água sem descansar?

Será que vai me dar cólica se eu nadar após comer?

Não é mentira quando os adultos afirmam que o sangue viaja para o sistema digestivo depois de comer . Isso não significa que o suprimento para outros locais, como braços e pernas, seja interrompido, mas o aumento do fluxo no estômago após a alimentação foi amplamente registrado. 

Mas isso não significa que causará cãibras . Essas contrações musculares são mais prováveis ​​devido a desequilíbrios eletrolíticos, deficiências de vitaminas ou desidratação.

É perigoso porque vou me cansar?

Vários especialistas concordam que não é necessariamente perigoso entrar na água depois de comer, pelo menos não há evidências de que comer foi a causa por trás do afogamento de uma pessoa.

Na verdade, os especialistas concordam que os riscos são de outra natureza e é mais provável que você acabe vomitando.

“Você pode acabar com algumas cólicas estomacais ou musculares, mas não é uma atividade perigosa”, explicou o médico.

Por outro lado, o salva-vidas treinado em Nova York,  Motti Eliyahu , disse ao site oficial de Martha Stewart que “como em outros esportes, se você comer logo antes do exercício, pode sentir náuseas e desconforto, mas isso não fará ninguém se afogar ou ser perigoso.”

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.