Os bebês , devido à pouca idade e à falta de desenvolvimento do sistema imunológico, necessitam de cuidados rigorosos para não prejudicar sua saúde . É que ao contrário do que acontece com as crianças mais velhas, elas são mais propensas a doenças e condições.
E uma das principais ameaças aos recém-nascidos está localizada em um beijo inofensivo que os adultos costumam dar a eles, com o risco de transmitir vírus e bactérias.
Leia também: Por que os bebês sugam os pés e as mãozinhas?
Enquanto a imagem se torna mais complexa quando eles são beijados na boca.
Por que não se deve beijar os bebês
E é que, de acordo com especialistas em saúde , um simples beijo na boca que demonstra amor e carinho para com os bebês , pode desencadear a hospitalização devido à grande variedade de doenças que podem ser geradas a partir desse ato. E uma das doenças mais comuns é o herpes, um vírus que causa feridas ou feridas na boca e no rosto.
Esse vírus geralmente não causa grandes danos à saúde dos adultos, mas como mencionado acima, pode causar problemas em menores devido à imaturidade do próprio sistema imunológico. O herpes é um vírus que se espalha por contato direto. Existem pessoas assintomáticas, que nunca sofrem de feridas e outras que têm úlceras perto da área onde foram infectadas de vez em quando, por isso os especialistas recomendam evitar beijar crianças e bebês .
Esses surtos, essas feridas, podem acontecer várias vezes por ano ou às vezes ficar muito tempo sem se manifestar, até que, devido a uma queda nas defesas, eles reaparecem.
E quando há essas feridas, o contato deve ser limitado porque nessa época o contágio é muito fácil se houver contato entre os lábios. Consequentemente, é necessário deixar de realizar essa prática afetiva para o bem dos bebês , pois pode até levar à morte.
Diante desse cenário, os profissionais de saúde sugerem parar de beijar bebês , principalmente se tiverem menos de dois meses e pior ainda se não tiverem recebido suas vacinas. Desta forma, evitaremos não apenas o herpes, mas também outras doenças e condições.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!