É perigoso usar laxantes? O CenárioMT vai te responder neste post. Aproveite a leitura e fique bem informado (a). Para iniciar, é importante sabermos que a constipação é um distúrbio digestivo leve, mas pode se tornar crônica quando você passa pelo menos três meses tendo problemas para ir ao banheiro.
Diante do problema, muitas pessoas abusam de remédios para resolver a questão, dentre os remédios, está o laxante.
Antes de qualquer coisa, romper com rotinas diárias , pular horários, uma dieta pobre em fibras ou um estilo de vida sedentário são três dos principais fatores de risco que dificultam as idas ao banheiro.
Isso pode te interessar: Quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável?
Quando devo tomar laxantes?
Recorrer a laxantes é comum quando o trânsito intestinal é lento, mas tomá-los “como regra” é um erro. Depois que o laxante cumpriu sua função e você recuperou o ritmo intestinal, não adianta continuar a tomá-los. No entanto, muitas pessoas decidem continuar ignorando os graves riscos que isso acarreta para a saúde.
- O abuso de laxantes torna, pouco a pouco, mais difícil para você evacuar sem ajuda.
- As terminações nervosas do cólon ficam dormentes, então os sinais que dizem ao cérebro quando é hora de defecar não serão mais gerados .
- Outras consequências do uso abusivo de laxantes são: dor abdominal constante , diarreia, náusea, vômito ou flatulência incontrolável.
A respiração adequada favorece os movimentos intestinais e ajuda a prevenir a constipação. Sofrer de diarreia (colite) devido ao excesso desses medicamentos leva à perda de eletrólitos (minerais presentes no sangue) e isso é potencialmente perigoso para a saúde.
Seu uso injustificado pode causar, a longo prazo, desnutrição , justamente por causa desses nutrientes que eliminamos e deixamos de absorver.
- O problema é maior se você tiver um distúrbio anterior que já envolva má absorção de nutrientes , como doença de Crohn , intolerância à lactose, doença celíaca, fibrose cística ou pancreatite.
É bom saber: os laxantes não ajudam a emagrecer
Escolher a ingestão de laxantes como método para emagrecer é um erro que pode trazer consequências gravíssimas para a saúde.
Com o uso contínuo de laxantes nos sentimos inchados e leves, mas ao mesmo tempo estamos prejudicando o sistema digestivo.
- Embora a perda de peso seja real, sua brevidade também é. Especialistas apontam que, nos casos em que há consumo abusivo desse tipo de droga, uma vez que se abandona a ingestão, ocorre um efeito rebote devido à formação de edema (acúmulo de líquido).
Hábitos que podem te ajudar a ir ao banheiro
Quando deixamos de ir ao banheiro, nosso corpo não demora a acumular substâncias que podem causar danos ao sistema digestivo. Para evitar isso, é fundamental ter hábitos que favoreçam o trânsito intestinal.
- Enriqueça sua dieta com fibras. Nosso corpo precisa de pelo menos 25 g de fibra todos os dias. As melhores fontes são frutas (kiwi, pêra, figos), vegetais (alcachofra, brócolis), grãos integrais (consome pão, macarrão e arroz integral) e leguminosas (ervilhas).
- Inclui infusões. Além de beber pelo menos 2 litros de água por dia, tomar infusões de certas plantas pode ajudar. Os de folhas de senna, linho são especialmente eficazes . Claro, sempre recomendamos que você consulte seu médico antes. o especialista irá orientá-lo sobre qual é o melhor para você.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!