Sabemos que a fruta por excelência com vitamina C é a laranja . Mas o que raramente vemos são todos os outros nutrientes que esta fruta cítrica possui, beneficiando o organismo.
Esse benefício dependerá, segundo especialistas, da forma como consumimos as laranjas: inteiras ou em suco . Nesse contexto, a Organização Mundial da Saúde realizou um estudo onde afirma qual é a melhor alternativa.
A fruta deve ser incorporada a uma alimentação saudável em uma porção semelhante a três pedaços, mas essa porção vai variar dependendo de como a consumimos.
No caso da laranja , não teremos os mesmos nutrientes se comermos três frutas ou se bebermos o suco dessas três frutas.
Consequentemente, para melhorar o funcionamento do sistema digestivo, controlar a pressão alta e a glicemia e prevenir o envelhecimento prematuro, há uma forma de consumo recomendada.
Laranja: suco ou fruta?
As laranjas contêm nutrientes muito benéficos para o bom funcionamento do corpo humano, incluindo fibras, que permitem que o açúcar seja absorvido aos poucos e ajuda a evitar que ocorram picos de insulina.
Portanto, ao espremer o suco , o que se faz é adquirir 100% do açúcar que a fruta contém . No entanto, o corpo não pode absorvê-lo lentamente e, como resultado, os níveis de insulina aumentam significativamente.
De acordo com vários estudos, a fibra é fundamental para regular o trânsito intestinal e evitar doenças como a constipação. Além disso, ao comer a fruta inteira , a sensação de saciedade é muito maior, pois ela ocupará mais espaço no estômago do que se você comer uma laranja em suco .
Enquanto por outro lado, o número de calorias é exatamente o mesmo. Da mesma forma, as laranjas fatiadas possuem componentes bioativos muito benéficos, como o betacaroteno, nutriente que protege a pele dos radicais livres.
Em conclusão, a fruta é mais benéfica se consumida inteira do que em suco . Embora se você preferir beber uma deliciosa laranja espremida pela manhã, os profissionais alertam que pode ser perigoso porque quando você a bebe com uma fatia de pão ou cereal, a acidez da laranja não permite uma digestão adequada, aumentando a acidose.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!