É assim que o mofo afeta sua saúde

Fonte: CENÁRIOMT

É assim que o mofo afeta sua saúde
É assim que o mofo afeta sua saúde FOTO:PIXABAY

Você sabia que o mofo pode matar? A justiça britânica ficou do lado dos pais de um menino de dois anos que morreu em Manchester devido à umidade constante na casa.

 Um médico legista confirmou que os problemas respiratórios sofridos pelo pequeno eram devido ao mofo que havia na parede do quarto.

Um triste caso que nos recorda os perigos que a humidade e o bolor podem representar para a saúde , sobretudo dos mais debilitados, como as crianças e os idosos.

COMO O MOFO AFETA A SAÚDE

O mofo é um organismo vivo que produz minúsculos “esporos”. Eles se espalham pelo ar e, mesmo que você não os veja, estão presentes no ambiente da sua casa quando há umidade.

O mofo é um organismo vivo que produz pequenos “esporos” que se espalham pelo ar.

Estes são alguns dos desconfortos que podem alertá -lo de que a umidade já está afetando sua saúde:

  • Você respira pior. Ao inspirar, os minúsculos esporos de mofo entram nos pulmões e podem eventualmente causar problemas respiratórios , especialmente em indivíduos que já têm asma ou têm asma.
  • Você pode sofrer reações alérgicas. Algumas pessoas são alérgicas a esses esporos e, antes deles, percebem os sinais típicos da alergia, como coceira nos olhos (como se tivessem areia), lacrimejamento constante , congestão nasal, irritação na garganta e até dor de cabeça . Em alguns casos, eles também podem causar irritação na pele.
  • Há um aumento da dor. Os cientistas ainda não sabem explicar o mecanismo que faz com que o excesso de umidade aumente a sensação de dor em algumas pessoas, mas já foi possível verificar que existe uma relação muito direta entre viver em ambientes úmidos e o agravamento dos sintomas de doenças reumáticas ( como artrite ou osteoartrite) e ósseas, especialmente no caso de sofrer algum grau de fraqueza óssea (osteopenia ou osteoporose).
  • Até as enxaquecas pioram. Uma investigação publicada na prestigiosa revista ‘headache’ mostrou que os sintomas de enxaquecas ou dores de cabeça tensionais crônicas tendem a piorar em ambientes excessivamente úmidos.

COMO REMOVER UMIDADE DA PAREDE

Manchas pretas, verdes ou alaranjadas na parede, no teto, nos azulejos ou na cortina do chuveiro indicam a presença de mofo no ambiente. Na maioria dos casos, quando o problema é generalizado, o característico cheiro de mofo também revela sua presença.

Livrar-se da umidade e prevenir o aparecimento de mofo não é difícil com algumas dicas:

Mantenha os banheiros e a cozinha secos.

Pequenos bolsões de mofo geralmente se formam em áreas com água . E não é um problema de limpeza , pois muitas vezes ao fazê-lo deixamos a superfície molhada.

  • Algo tão simples como ter o cuidado de secar com um pedaço de papel após a limpeza pode ser a solução.

Ventilar diariamente.

Não apenas banhos quentes , mas também cozinhar ou secar roupas dentro de casa são fontes de geração de vapor .

  • Abrir as janelas e ventilar é um bom remédio para evitar a condensação que favorece o aparecimento de mofo.
  • Em espaços muito húmidos sem janelas pode colocar um desumidificador.
  • Verifique os respiradouros de vez em quando , limpe-os e não os cubra.

“Pegue” a umidade com sal.

  • Use este truque caseiro: coloque tigelas com sal grosso nas áreas de água da casa e troque-as a cada 3 ou 4 dias. Isso irá ajudá-lo a remover o excesso de umidade .

COMO TIRAR MOFO DE ELETRODOMÉSTICOS

Supervisionar os aparelhos é outra tarefa essencial para manter o mofo longe.

O mofo que se acumula nas borrachas das portas dos eletrodomésticos (a exophiala) pode causar infecções

Especialmente de eletrodomésticos que trabalham em temperaturas mais altas e em ambiente úmido , como máquinas de lavar, lava-louças ou cafeteiras, pois são um nicho potencial para o desenvolvimento de fungos.

  • Mantenha as gavetas de sabão da máquina de lavar limpas e tenha cuidado especial com as borrachas: um estudo mostrou que o mofo que se acumula nas borrachas das portas de eletrodomésticos (exofiala) pode causar infecções em pessoas com fibrose cística e também em pessoas saudáveis indivíduos.
  • Procure manter a geladeira bem limpa, evitando que os alimentos dentro dela estraguem.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.