A vitamina C é um dos nutrientes mais conhecidos da população, especialmente por sua associação com uma fruta como a laranja. Embora a verdade seja que há uma grande variedade de alimentos que fornecem mais dessa vitamina do que a laranja.
Deve ficar claro que o corpo não tem a capacidade de produzir vitamina C por conta própria, por isso precisa incorporar esse nutriente através dos alimentos, principalmente. Os alimentos mais ricos nessa vitamina são frutas, frutas cítricas, vegetais e vegetais.
Também é possível aumentar os níveis de vitamina C através do consumo de suplementos vitamínicos, embora essa opção só seja recomendada em caso de supervisão de um médico especialista.
Benefícios da vitamina C
Entre outras coisas, a vitamina C é essencial para a saúde do sistema imunológico e para o estado da pele. Diferentes estudos científicos mostraram que essa vitamina tem efeitos favoráveis para reduzir os sintomas do resfriado comum.
Quanto à saúde da pele, esta vitamina é fundamental por seu poder antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres que podem causar danos ao corpo. Além disso, também é essencial estimular a produção de colágeno pelo organismo.
Assim, o colágeno é uma proteína essencial para a pele, pois atua como um elo entre cartilagem, tecidos e músculos. Ajuda a manter a pele jovem e elástica; além de permitir uma boa cicatrização de feridas.
A vitamina C é um nutriente benéfico para todo o funcionamento do corpo em geral. Nesse sentido, uma maneira ideal de ter níveis ideais dessa vitamina é seguir uma dieta equilibrada e saudável, onde frutas, vegetais e outros alimentos de origem vegetal tenham uma presença alta.
Relacionamento com algumas doenças
A vitamina C é um nutriente sob constante pesquisa da comunidade científica, devido às importantes implicações para o corpo. Sem ir mais longe, durante a pandemia foi estudado por sua ligação como um possível tratamento contra a Covid-19.
De qualquer forma, e conforme relatado pelos profissionais da ‘Mayo Clinic‘, esta é a evidência científica que foi encontrada até agora em relação à relação da vitamina C com algumas doenças:
- Câncer: A ingestão de frutas e vegetais ricos em vitamina C, especialmente se forem alimentos orgânicos, está relacionada a um menor risco de diferentes tipos de câncer, como colorretal, mama ou pulmão. No entanto, a ciência pensa que está associado à comida, já que em suplementos dessa vitamina tais benefícios não foram observados.
- Resfriado comum: Pesquisas científicas descobriram que o consumo de vitamina C ajuda a reduzir os sintomas do resfriado comum; além de evitar que esses sintomas sejam muito graves.
Finalmente, pesquisas mostraram que a vitamina C em combinação com outras vitaminas ajuda a prevenir o agravamento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!