Os pés podem ser um local de alarme para diferentes condições, como diabetes. Mas, por outro lado, também sofrem de dormência, afetando a capacidade de andar e gerando uma sensação de desconforto. Conhecida cientificamente como parestesia, convidamos você a descobrir o que causa essa sensação.
Existem três causas de preocupação para os sintomas de parestesia. É que quando você sente dormência nos pés, já sabe quais são as seguintes sensações. Embora quando você começa a andar esse desconforto desapareça, a compressão dos terminais nervosos corta a comunicação entre o cérebro e essas áreas e representa uma situação que nos levará a nos preocupar cada vez que ocorrer sem estar sentado por muito tempo ou com o cruzado pernas.
Segundo especialistas, quando notamos que é uma dormência normal, quase sempre ela responde aos nossos hábitos de postura, seja porque nos sentamos em pé, ou ajoelhamos por longos períodos. Mas se isso não desaparecer, pode ser devido à presença da síndrome do túnel do tarso.
Refere-se à dor intensa que engloba o tornozelo, a planta do pé e os dedos, devido à compressão ou lesão que ocorre no nervo tibial, ou seja, o nervo que vai do calcanhar até a planta do pé.
Por outro lado, quando a parestesia não desaparece, também pode ser fenômeno de Raynaud. Esta é uma doença em que o fluxo sanguíneo diminui tanto nos dedos das mãos como dos pés, em resposta a baixas temperaturas ou mesmo a níveis elevados de estresse, devido ao estreitamento das pequenas artérias que irrigam a pele, limitando a circulação sanguínea.
De acordo com especialistas, se além da dormência você tiver as mãos frias, houver alteração da cor da pele para tons azulados, ou ardência nas mãos ou nos pés, é importante consultar seu médico, pois a obstrução total de um artéria pode causar a formação de feridas e, nos piores casos, causar gangrena.
Finalmente, parestesia nos pés pode ser devido à neuropatia periférica. Esta condição pode ser uma das complicações mais comuns se a pessoa sofre de diabetes. Geralmente causam fraqueza, dormência, dor e cãibras em ambas as mãos, pés e pernas.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!