A dor de estômago depois de comer é geralmente devido à má digestão porque comemos compulsivamente.
A inflamação do intestino costuma ser a principal causa de desconforto, que também está associada a náuseas, vômitos, cólicas… mas não a única.
No entanto, pode haver outras causas que requerem atenção médica. Explicamos quando é normal e quando deve ir ao pronto-socorro.
Cochilar não ajuda a melhorar a dor de estômago
Embora possa ser o que mais desejamos depois da farra, tirar uma soneca nos fará acordar mais pesados, mesmo com dor de cabeça e azia . Por que isso acontece? Quando dormimos, todo o nosso corpo fica mais lento, incluindo a digestão. Além disso, ao deitar, facilitamos a passagem dos ácidos do estômago para o esôfago, produzindo aquela acidez característica dos dias de hoje.
Idealmente, fazemos uma pequena caminhada depois de comer. Isso ativa a circulação e ajuda nosso corpo a digerir melhor os alimentos. Se não podemos resistir a tirar uma soneca, é melhor fazê-lo sentados e não mais de vinte minutos.
E se for congestão?
Leia também: Dor de estômago: tudo o que você pode fazer para aliviá-la
Esta é outra das razões pelas quais o nosso estômago pode doer depois de comer, mas não é habitual no Natal, mas sim no outono ou no verão. No entanto, pode acontecer com você se você comeu algo ruim . As consequências? Dor abdominal, diarréia, vômito e, às vezes, febre. Dependendo da gravidade e gravidade dos sintomas, a internação hospitalar pode ser necessária para tratamento sintomático e administração de fluidos intravenosos para repor os fluidos perdidos e prevenir a desidratação.
Dicas para evitar a indigestão
A medida mais aconselhável para evitar a digestão pesada é a prevenção: coma devagar, em quantidades normais, evite pratos muito fortes e não exagere no álcool. Esses outros truques também podem facilitar a digestão:
Faça pausas durante a refeição: embora seja complicado dividir uma mesa, tente praticar a alimentação consciente ou a alimentação consciente. É tão simples quanto saborear o que você come, segurar na boca, perceber sua textura, sua forma ou as sensações que a comida produz em você. Dessa forma, você comerá mais devagar e ficará satisfeito mais cedo.
Compensar : se for almoçar ou jantar pesado, compense o resto do dia. Cozinhe no vapor e dê prioridade aos legumes e peixe branco.
A carne, melhor magra: não abuse das carnes vermelhas e enchidos, pois contêm gorduras que podem dificultar a digestão. Ir para carne de peru ou peixe. Cordeiro e pato também são carnes muito indigestas.
Combine com frutas : o abacaxi contém bromelina e o mamão contém papaína. São enzimas que facilitam a digestão de proteínas e podem ajudá-lo a se sentir melhor.
Posso tomar alguma erva?
Existem algumas plantas que podem ajudar a digerir e evitar barriga inchada , flatulência e gases, mas “não é aconselhável tomá-las diariamente porque podem mascarar um problema digestivo ”, lembra o especialista. Aliás, se o problema for recorrente, é aconselhável marcar uma consulta com um profissional do aparelho digestivo ou ir ao médico de família para consultar este especialista.
Mas se for um problema específico e com uma causa conhecida, como ter comido demais, você pode recorrer a infusões de hortelã, anis ou erva-doce .”Estas plantas demonstraram aliviar gases e inchaço”, conclui Álvarez Sánchez. A camomila, por sua vez, não alivia esse tipo de desconforto.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!