Você já sentiu dor no calcanhar? Estamos perante uma dor cujas causas mais comuns são a fascite plantar e seu ponto de inserção no calcâneo, que mais tarde dará origem ao que é conhecido como “esporão” e tendinite de Aquiles.
Essa dor e inflamação no local de inserção da fáscia ou tendão é conhecida como entesite. Existem pessoas com maior risco de dor no calcanhar?
Leia também: Dormência nos pés: 3 causas preocupantes
Uma das possíveis causas pode ser microtrauma por sobrecarga de trabalho ou esporte. Mesmo assim, a dinâmica das forças na abóbada plantar, devido à existência de pé plano ou alto arqueado, ou desvios laterais do calcâneo (calcanhar), deve ser sempre investigada.
Como essa dor no calcanhar pode ser aliviada?
A primeira ação é verificar o calçado, certificar-se de que está o mais adequado possível e descarregar o calcanhar por baixo. Para isso, existem palmilhas viscoelásticas, que descarregam o calcanhar e mais em sua área central. E qual o tratamento recomendado? O tratamento mais eficaz vai depender do diagnóstico. O fato a que nos referimos anteriormente é a primeira decisão. Se não melhorar, teremos que consultar um especialista, para aplicar o tratamento mais adequado após o diagnóstico de sua causa.
O calçado influencia?
Uma das questões que nos colocamos é se a escolha do calçado pode influenciar no aumento do desconforto nesta zona. É possível. O calçado, e mais ainda a sola, deve ser flexível e amortecer as cargas ao nível do pé. O salto alto desloca as cargas para o antepé e sua ausência causa maior tensão na fáscia plantar e, consequentemente, na sua inserção ao nível do calcanhar. Em resumo, embora não se possa estabelecer uma relação direta, o calçado deve ser confortável e o salto deve ter entre dois e quatro centímetros, com base larga.
Existem exercícios que podem nos ajudar a mitigar essa dor?
Na opinião do especialista, quando a dor passa, podemos fazer exercícios para flexibilizar a fáscia plantar , como massagear a planta do pé e, sentado, alongar o pé flexionando-o para cima e para baixo. Também podemos alongar os dedos dos pés, o que aperta levemente a fáscia plantar.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!