Uma extensa revisão de estudos sugere que dietas com baixo teor de carboidratos para perder peso não emagrecem mais do que dietas balanceadas para perder peso, que fornecem todos os nutrientes, mas reduzem as calorias.
Ainda prevalece a crença de que o carboidrato engorda e que uma dieta pobre nesse nutriente é uma das melhores opções para perder peso.
No entanto, as pessoas que seguem uma dieta pobre em carboidratos, como as dietas Atkins , Keto , Dunkan ou South Beach , provavelmente obtêm a mesma ou um pouco mais perda de peso do que aquelas que seguem uma dieta balanceada para perda de peso .
Um relatório da Nutrimedia , um projeto do Observatório de Comunicação Científica da Universidade Pompeu Fabra (OCC-UPF) e do Centro Ibero-Americano Cochrane, mostrou que reduzir a energia dos carboidratos não é uma estratégia melhor para perder peso do que focar na redução da dieta calorias e tamanho das porções por até dois anos .
Portanto, a mensagem popular de que dietas com pouco carboidrato são mais eficazes para perda de peso do que uma dieta balanceada para perda de peso é provavelmente falsa .
DIETAS COM POUCOS CARBOIDRATOS
As dietas com baixo teor de carboidratos incluem uma ampla categoria de propostas dietéticas que se concentram na redução de grãos, legumes e outros alimentos ricos em carboidratos, como laticínios , mas também a maioria das frutas e vegetais (eles também contêm carboidratos).
Uma das mais populares atualmente é a dieta Keto , que consiste basicamente em uma ingestão muito baixa de carboidratos , alta ingestão de gordura e ingestão moderada de proteínas.
Na verdade, é uma dieta cetogênica , que busca a criação de corpos cetônicos pelo corpo para aumentar a queima de gordura .
Ao reduzir a ingestão de hidratos, o principal combustível para as células, que é a glicose, desaparece . O metabolismo é forçado a mudar a rota para fornecer energia às células e utiliza gorduras . Ao fazer isso, o fígado gera corpos cetônicos, uma fonte de energia alternativa aos hidratos ou carboidratos para nossas células.
É uma rota metabólica cara e lenta , já que grandes quantidades de gordura precisam ser queimadas para obter a mesma energia que se obtém dos hidratos.
A dieta cetogênica foi originalmente projetada para fins terapêuticos, como o tratamento da epilepsia . Também ajuda a emagrecer, mas não seria a opção mais saudável, a menos que seja muito bem controlado por um nutricionista.
A dieta cetogênica pode levar à cetoacidose (diminuição do pH do sangue quando em cetose por muito tempo), bem como deficiências de vitaminas e minerais.
A dieta Atkins também limita os carboidratos e induz a cetose na primeira fase, mas depois os reintroduz um pouco. Não é tão rigoroso quanto o Keto .
A dieta Dunkan só permite que você coma alimentos ricos em proteínas na primeira fase; enquanto a dieta de South Beach é mais baixa em carboidratos e mais rica em proteínas e gorduras saudáveis do que uma dieta normal para perda de peso.
DIETA BALANCEADA PARA EMAGRECER
Partimos do princípio de que uma alimentação equilibrada fornece todos os nutrientes de que necessitamos para o óptimo funcionamento do nosso corpo com a proporção certa de proteínas , hidratos de carbono , gorduras e nutrientes não energéticos ( vitaminas, minerais e água) . Numa dieta equilibrada:
- As proteínas geralmente fornecem 12-15% da energia na dieta.
- Carboidratos 50-55% .
- E gorduras 25-30%.
Em dietas balanceadas para perda de peso , o que geralmente se faz é reduzir a energia da dieta, limitando o tamanho das porções e escolhendo alimentos mais saudáveis (por exemplo, carne magra em vez de gordura).
QUE TIPO DE DIETA EMAGRECE MAIS?
O relatório da Nutrimedia é baseado nos resultados de 61 ensaios clínicos com 6.925 pessoas com sobrepeso ou obesidade .
Os estudos compararam a perda de peso entre pessoas que seguiram uma dieta pobre em carboidratos e aquelas que seguiram uma dieta balanceada em nutrientes. Alguns estudos mostraram que as pessoas perderam peso em ambas as dietas .
Deve-se notar que o peso médio perdido com ambas as dietas variou amplamente entre os diferentes ensaios, de menos de 1 kg em alguns a cerca de 12 kg em outros. A curto prazo, a diferença média de peso perdido em favor de dietas com pouco carboidrato foi de 1 kg e, a longo prazo, menos de 1 kg.
Os autores do relatório observam que as dietas de perda de peso com baixo teor de carboidratos provavelmente farão pouca ou nenhuma diferença na perda de peso , tanto a curto prazo (testes com duração de 3 a 8,5 meses) quanto a longo prazo (testes com duração entre um e dois anos). em comparação com dietas de emagrecimento com um consumo equilibrado de carboidratos