A pressão arterial alta não é colocada como a principal causa de morte no rank das pesquisas, mas ela está na base dos problemas que mais matam que é o AVC e o infarto. A pressão alta está responsável por 65% dos infartos que tiram na verdade a vida de 85 mil brasileiros por ano, isto significa 230 mortes por dia.
O controle da pressão arterial sem remédio é possível, com hábitos como praticar atividades físicas 5 vezes por semana, emagrecer e diminuir o sal da alimentação.
Estas atitudes são essenciais para evitar que uma pré-hipertensão se torne a pressão alta, e também pode ser orientada pelo médico como tentativa de controle da pressão, antes de iniciar o tratamento com remédios, por 3 a 6 meses, se a pressão for abaixo de 160×100 mmHg.
Caso já se tenha iniciado o uso de remédios, eles não devem ser interrompidos sem conhecimento médico, entretanto, essas mudanças dos hábitos de vida também são muito importantes para que o tratamento consiga controlar a pressão de forma correta, permitindo, até, a redução das doses dos medicamentos.
Dicas para baixar a pressão alta
1. Perder peso
Emagrecer e controlar o peso é muito importante, pois existe relação direta entre o peso e a pressão arterial, que costuma aumentar nas pessoas acima do peso.
Além de diminuir a gordura total do corpo, também é muito importante a redução do tamanho da circunferência do abdômen, pois a gordura abdominal representa um grande risco para doenças cardiovasculares, como infarto.