O diabetes é uma das doenças crônicas mais complexas devido às suas consequências drásticas se os valores de glicose no sangue não forem equilibrados através da alimentação.
Entre as diferentes opções para reduzir o açúcar no sangue, há uma recomendada por especialistas, embora suas propriedades para essa patologia não fossem conhecidas até agora: o iogurte natural.
Sabemos que os alimentos que ingerimos são transformados e usados pelo corpo como energia.
Fique sabendo: Diabetes: 4 sintomas que você tem muito açúcar no sangue
Aqui o procedimento começa com a glicose entrando na corrente sanguínea e viajando para o músculo, gordura e outras células; armazenamento para ser usado como fonte de energia. No caso de pessoas com diabetes, a glicose não pode ser transportada e se acumula excessivamente.
Para reduzir os níveis de glicose, os especialistas concordam que será necessário ter uma alimentação saudável e atividade física constante, ao mesmo tempo em que existe um produto capaz de regular os valores de açúcar e prevenir o diabetes, em alguns casos.
Qual alimento ajuda a controlar o diabetes?
Nesse contexto, pesquisas publicadas na revista Nature Communications determinaram que consumir iogurte natural pode ser essencial no contexto dessa patologia.
A pesquisa foi realizada na Université Laval e Danone Nutricia e revelou que esse alimento pode ser favorável para ajudar quem já sofre com a doença ou evitar que ela seja desencadeada em quem não a tem.
O argumento central é que, como um produto lácteo fermentado com baixo teor de gordura, o iogurte natural reduzirá significativamente a glicose no sangue.
É que os metabólitos do iogurte natural, conhecidos como hidroxiácidos de cadeia ramificada (BCHA), seriam o resultado da interação entre as bactérias lácticas do iogurte e os aminoácidos naturais do leite e ajudariam a diminuir a glicose em pessoas com diabetes e pré-diabetes.
Portanto, de acordo com especialistas, em apenas 12 semanas as mudanças importantes no organismo serão notadas, controlando a glicemia, melhorando a função hepática e influenciando a resistência à insulina.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!