Devo comer as cascas das frutas?

Fonte: CENÁRIOMT

Devo comer as cascas das frutas?
Devo comer as cascas das frutas? Foto: Pixabay

Quantas vezes já ouviu que os nutrientes estão nas cascas das frutas? Deve ter sido incontáveis vezes. Afinal, devo comer as cascas das frutas?

Uma coisa é incontestável, a fruta é um alimento que deve fazer parte da dieta diária dos humanos, várias vezes ao dia. Há estudos que referenciam que na maioria dos minerais, as cascas das frutas têm níveis mais elevados.

Nutricionistas dividem opiniões sobre comer as cascas das frutas, sendo que alguns pregam que a casca tem importantes nutrientes, mas não valem tantos sacrifícios.

Conheça alguns benefícios das cascas das frutas

Em geral, a casca de frutas, legumes e verduras é rica em fibras, ajudando sempre no bom funcionamento do intestino.

Além disso, elas também costumam ser ótimas fontes de antioxidantes e vitaminas.

Exemplos de cascas que podem ser aproveitadas

Kiwi – a casca do kiwi tem mais oxidante do que a polpa e pode ser aproveitada na hora de fazer um suco, por exemplo. Não é preciso tirar a casca para bater o kiwi no liquidificador, mas lave bem a fruta.

Melancia – assim como a casca do tomate, a da melancia contém licopeno, um antioxidante poderoso. Possui ainda propriedades diuréticas, que ajudam a prevenir doenças do sistema urinário.

Banana – possui luteína, um antioxidante poderoso que protege os olhos contra a exposição ultravioleta. Também tem propriedades antifúngicas e é fonte de triptofano, que ajuda a melhorar o humor.

Pera – tem um baixo índice glicêmico e é rica em fibras dietéticas, que controlam as taxas de glicose e colesterol no sangue. Esses benefícios são melhor aproveitados se a fruta for consumida com a casca.

Frutas cítricas – as cascas dessas frutas, em geral, têm 20% mais antioxidantes do que a polpa. Também possuem um alto teor de vitamina C, o que ajuda na absorção do ferro. Além de bater a fruta inteira na hora de preparar um suco, também é possível fazer chás e infusões com as cascas.

Leia também: https://www.cenariomt.com.br/saude/sera-que-a-rotina-alimentar-pode-afetar-o-cerebro/

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!