Que o macarrão deve ser comida al dente porque é mais saudável é algo que você certamente já ouviu mais de uma vez.
A invenção é 100% italiana. Mas no país vizinho nem sempre foi preparado assim. O habitual era fervê-lo o suficiente para que ficasse bem macio.
- Isso foi até que os napolitanos , autores de muitas receitas icônicas da gastronomia italiana (incluindo a pizza), decidiram que era melhor prepará-la al dente, ou seja, que pudesse ser mastigada um pouco com os dentes. O motivo foi puramente culinário, embora também seja mais saudável assim.
Mas… por que é mais saudável? E quais os benefícios que ela realmente proporciona para a saúde?
DO QUE É FEITO O MACARRÃO
Hoje a massa é feita de diferentes fontes, incluindo leguminosas, mas a mais comercializada ainda é a massa refinada, que é obtida a partir da sêmola de trigo duro.
- Esta sêmola é composta basicamente por mais de 70% de carboidratos (amido) e 12% de proteína (especificamente duas proteínas, gliadina e glutenina, que formam o glúten) .
A massa refinada contém mais de 70% de amido e 12% de glúten
Na verdade, a sêmola da massa refinada inclui apenas a parte interna do trigo, pois a casca ou farelo (é a fibra insolúvel lenhosa que envolve o grão de trigo) e o gérmen (o caroço do grão, rico em antioxidantes , vitaminas, minerais e ácidos graxos).
- A massa de trigo integral contém essas duas partes de trigo (o farelo e o germe).
O EFEITO DA MASSA AL DENTE
Para entender por que a massa al dente é melhor, o Dr. Costa nos dá uma pequena lição de química e biologia:
- O amido na massa é composto de cristais como os do açúcar de mesa.
- Se pudéssemos olhar para eles sob um microscópio, veríamos que são na verdade longas cadeias compostas de milhares de açúcares, e cada elo da cadeia é um açúcar simples.
- Eles são muito compactos, mas quando fervemos o macarrão, eles começam a se desfazer porque prendem as moléculas de água. E quanto mais você os ferve, mais eles incham com a água e maior o risco de eles acabarem virando uma espécie de geleia.
- No entanto, uma massa cozida al dente não é excessivamente hidratada e ainda possui cristais de amido em seu interior.
-
A glicose da massa al dente passa mais lentamente para o sangue
Uma vez feita a análise da massa al dente, ainda precisamos saber o que acontece quando você a come.
- Portanto, eles são incapazes de quebrar os cristais que ainda permanecem dentro de um macarrão cozido al dente, e fazem um ótimo trabalho de quebrar o amido em sua superfície, mesmo que seja um pouco mais mole.
Tudo isso faz com que o processo digestivo diminua bastante e, consequentemente:
- A glicose atravessa a barreira intestinal pouco a pouco e, logicamente, entra na corrente sanguínea lentamente.
OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
Até agora, você provavelmente suspeita dos benefícios para a saúde da massa al dente:
- Evite picos de glicose no sangue. E isso não é bom apenas para os diabéticos, mas também para todos, pois uma dieta que favorece o aumento da glicose no sangue aumenta o risco de diabetes tipo 2. Na verdade, diz o Dr. Costa, “nosso corpo não precisa de injeções de glicose, mesmo se for uma pessoa saudável” .
- Ajuda a comer mais devagar. Está provado que os alimentos que requerem mastigação são consumidos mais lentamente, mas também menos. A razão é que o estômago tem tempo para liberar os hormônios que enviam o sinal de saciedade ao cérebro.
- Prato ideal para atletas. A massa al dente libera glicose no sangue de forma muito gradual , por isso é uma ótima aliada para quem pratica atividade física e precisa de energia extra.
-
É uma receita ideal para atletas
- Também ajuda a perder peso. Os cristais de amido na massa al dente que não podemos digerir não passam para o sangue na forma de glicose, então a ingestão calórica é reduzida.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!