Você sabia que a deficiência de sódio faz mal ao coração? Um novo estudo, realizado por pesquisadores norte-americanos, alertou a comunidade científica após apontar que a deficiência de sódio pode ser contraproducente para pacientes com insuficiência cardíaca, podendo inclusive causar a morte.
Embora seja de conhecimento público que a recomendação tradicional dos médicos para com seus pacientes cardíacos é reduzir o sal em suas dietas, a Sessão Científica Anual do American College of Cardiology propôs uma versão diferente.
Segundo o renomado grupo científico, o consumo de sal abaixo de 2,3 gramas por dia, o que equivale aproximadamente a uma colher de chá de sal, não traz benefícios adicionais e pode aumentar o risco de morte.
O que o estudo sugere sobre a deficiência de sódio?
“Nossas descobertas mostram que restringir o sódio na dieta a menos do que a recomendação usual é contraproducente no tratamento da insuficiência cardíaca”, disse Anirudh Palicherla, pesquisador da Creighton University School of Medicine, nos Estados Unidos.
Para a análise, os especialistas coletaram 3.500 amostras que avaliaram diferentes níveis de sódio em pacientes com insuficiência cardíaca, que incluíam informações sobre taxas de mortalidade e hospitalização.
Por fim, o estudo concluiu que os pacientes que seguiam uma dieta com menos de 2,3 gramas de sal por dia tinham 80% mais chances de morrer do que aqueles que excediam essa meta alimentar em suas vidas diárias.
Quais são as desvantagens do excesso de sal no organismo?
Pelo contrário, de acordo com pesquisas realizadas pela Fundação Carlos Slim sobre ingestão excessiva de sódio, os riscos de uma ingestão elevada de sal são os seguintes:
- Hipertensão
- Distúrbios renais e cardiovasculares
- Osteoporose
- tumores
- Sobrepeso e obesidade
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!