Dar e receber presentes no Natal te deixa nervoso? O Natal muitas vezes se torna uma verdadeira corrida para comprar presentes para os filhos, pais, parceiro, amigo invisível … Algumas pessoas gostam do processo, mas para muitos outros é um verdadeiro fardo que gera ansiedade.
Especialistas da Universidade Aberta da Catalunha (UOC) analisam como o cérebro reage a esses estímulos e nos dão conselhos para gerenciar melhor a ansiedade gerada por dar ou receber presentes.
QUE EFEITO OS PRESENTES DE NATAL TÊM NO CÉREBRO?
Quando recebemos um presente há um benefício duplo porque as regiões de prazer do cérebro (sistema neural de reforço) e também nosso cérebro mais emocional são ativados. Os seres humanos e os primatas gostam muito de sentir que alguém cuidou deles.
No entanto, receber um objeto como presente não é o mesmo que receber uma experiência (por exemplo, uma viagem) porque o impacto na nossa memória é diferente: “as coisas materiais são esquecidas mais rapidamente. Mas as experiências são lembradas por mais tempo porque têm mais conotações emocionais” , esclarece Redolar. Isso porque as experiências são armazenadas na forma de memória episódica (correspondem a memórias de lugares, momentos ou emoções.
A QUÍMICA DA FELICIDADE
A troca de presentes entre entes queridos nos faz liberar substâncias químicas no cérebro que proporcionam prazer e felicidade.
- oxitocina . É o hormônio da cognição social, aponta o UOC, e é fundamental para fortalecer a confiança e os relacionamentos emocionais. “ Abraçar , dar presentes e receber é uma forma de fazer esse hormônio fluir ”, explica Redolar.
- dopamina . Definir uma meta e torná-la realidade faz com que o cérebro gere dopamina. Assim, encontrar um produto muito procurado e consegui-lo para dar a alguém traz uma recompensa muito gratificante .
- Serotonina . Quando alguém se sente importante, o que pode acontecer quando recebe um presente, libera serotonina. E esse neurotransmissor é a chave para regular o humor, aponta Redolar.
- endorfinas . São uma espécie de “morfina” endógena do organismo que atua como analgésico contra a dor e causa grande sensação de bem-estar. Trocar presentes com a família ou ir às compras pode aumentar naturalmente essa substância.
POR QUE DAR PRESENTES PODE CAUSAR ANSIEDADE
Em algumas pessoas, o fato de ter que comprar presentes ou recebê-los não aumenta o nível dessas substâncias que geram prazer, mas gera ansiedade .
- Uma das razões dessa inquietação é não saber o que dar . “Nesses casos, o córtex pré-frontal é forçado a se esforçar demais para decidir o que fazer, e isso pode levar à ansiedade”, diz ele.
- Pensar demais se nosso presente será apreciado ou não também pode tornar a experiência estressante. Estaremos cientes da cara que o destinatário faz ao receber nosso presente e, se interpretarmos que não é satisfatório, ficaremos desapontados.
- Da mesma forma, o destinatário também pode ser forçado a fazer uma boa cara , mesmo que seja algo de que não goste, o que pode levar ao estresse .
DICAS PARA VENCER A ANSIEDADE NA HORA DE DAR OU RECEBER UM PRESENTE
O professor José Ramon Urbieto , professor associado de Estudos de Psicologia e Ciências da Educação da UOC, aconselha a colocar em prática essas dicas para superar a ansiedade gerada por dar ou receber presentes.
- Um presente é um presente . Tenha em mente que um presente não é um objeto, é o gesto ou a intenção de dar algo. Portanto, devemos esperar que o outro esteja satisfeito e o reconheça. “A ansiedade geralmente ocorre em pessoas que se preocupam demais em agradar os outros”, enfatiza.
- Tente arriscar Na hora de procurar um presente, para diminuir a ansiedade, o especialista aconselha arriscar um pouco para tentar encontrar algo que o outro não costuma fazer: uma excursão, uma entrada no teatro… Se acabar não gostando , podemos pensar que oferecemos a você a oportunidade de descobrir algo novo.
- Pense em suas peculiaridades. Ao dar algo, também podemos ter em mente os interesses do outro. Muitas vezes compramos um presente pensando no que gostamos, quando na verdade deveríamos pensar no que o presenteado gosta.
- Pratique a empatia . Se é você que não gosta de receber presentes, coloque-se no lugar do outro e pense que ele fez isso para te surpreender. Você pode não gostar do presente em questão, mas o que você deve apreciar ou valorizar é o próprio gesto, o detalhe que eles lhe deram.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!