Você sabia que o consumo de álcool aumentar o risco do Alzheimer? “A exposição crónica ao álcool altera o metabolismo relacionado com o amilóide-β (uma proteína que tende a acumular-se no cérebro das pessoas com Alzheimer)”, explicou a revista Neurobiology of Disease, acrescentando que, além disso, “altera comportamentos relacionados com a ansiedade e demência ”.
Vale ressaltar que o abuso de bebidas alcoólicas é “fator causal em mais de 200 doenças e transtornos”, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O que essa pesquisa sugere?
Para sua análise, especialistas da Escola de Medicina da Universidade Wake Forest, na Carolina do Norte, Estados Unidos, trabalharam com 40 ratos de laboratório para estudar os efeitos do consumo de álcool durante 10 semanas.
“Mudanças na ansiedade e comportamentos relacionados ao Alzheimer foram avaliados durante um período de abstinência de três dias”, relatou o Infobae. Da mesma forma, o estudo indicou que a ingestão de álcool aumenta a patologia amilóide associada à doença de Alzheimer ou à demência senil.
“Essas descobertas sugerem que o álcool pode acelerar uma cascata de patologias nos estágios iniciais da doença de Alzheimer. Mesmo o consumo moderado de álcool pode resultar em danos cerebrais e pode ser um fator de risco modificável para a doença de Alzheimer e demência ”, explicou Shannon Macauley , principal cientista do estudo.
Por outro lado, o famoso psiquiatra americano Richard Friedman acrescentou que as pessoas ignoram as consequências a longo prazo do álcool, enquanto as sensações de prazer são praticamente instantâneas após o consumo.
Quais são os efeitos do álcool no organismo?
De acordo com informações publicadas pelo Centro de Prevenção de Saúde e Doenças dos Estados Unidos, os riscos do consumo moderado de álcool a longo prazo são os seguintes:
- Pressão alta, doenças cardíacas, derrame, doenças hepáticas e problemas digestivos.
- Câncer de mama, boca, garganta, laringe, esôfago, fígado, cólon e reto.
- Problemas de aprendizagem e memória, como demência e mau desempenho escolar.
- Problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade.
- Problemas familiares, problemas relacionados com o trabalho e desemprego.
- Dependência de álcool ou alcoolismo.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!