O óleo de coco é um dos mais conhecidos mundialmente por sua enorme lista de benefícios que não só auxiliam o corpo humano, mas também outros animais como os cães; e é que tanto o seu consumo em pratos deliciosos, como em máscaras capilares ou espalhadas na pele, tem resultados que deixam todos maravilhados.
Pois bem, como pode ver, este e outros óleos naturais são eficazes para as rotinas de beleza e para uma alimentação correta que, em conjunto, a ajudarão a sentir-se bem por dentro e por fora, já que ao usá-los externamente pode conseguir uma pele perfeita e radiante.
Saiba mais sobre os benefícios do óleo de coco
Cabelos hidratados e saudáveis; algo que acaba sendo complementado no caso de seu consumo, já que o óleo de coco também protege o organismo do envelhecimento precoce e de doenças cardiovasculares.
Então, se você quiser começar a implementá-lo no seu dia a dia, compartilhamos com você todos os detalhes que você precisa saber e sua longa lista de benefícios tanto para os aspectos alimentares quanto para a beleza, porque temos certeza de que, depois de descobrir tudo, ele o esconde vai querer tê-lo em seu armário para comer e em seu kit de cuidados pessoais para sua rotina de cuidados com a pele.
Por que o consumo e uso deste óleo é recomendado?
O óleo de coco é feito pensando na polpa desta fruta, que é uma excelente fonte de nutrientes que ajudam o corpo a se manter hidratado, prevenir o envelhecimento precoce e emagrecer, além de melhorar o funcionamento do sistema imunológico e evitar doenças, citar alguns de seus benefícios.
Por um lado, sabe-se que o coco é composto por 90% de água, portanto, consumi-lo ajuda o corpo a se manter hidratado, especialmente nesta estação quente. Da mesma forma, seja por ingestão ou aplicando diretamente na pele, ela ficará bonita e radiante; já no cabelo, ajuda a hidratar essas duas áreas e enriquecê-las com diversos nutrientes que promovem inclusive o crescimento do cabelo, além de mantê-lo saudável.
Isso também ocorre porque tanto a fruta quanto o óleo são ricos em ácidos graxos saudáveis e substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir os danos dos radicais livres e, portanto, protegem contra o envelhecimento.
Da mesma forma, destaca-se por ajudar a emagrecer, pois ao contrário de outros óleos, a gordura que contém é facilmente digerível e também promove a queima de outras gorduras presentes no organismo; Nesse mesmo sentido, é importante lembrar que produz um efeito semelhante ao da fibra, pois causa saciedade.
De acordo com o MedLine Plus, o óleo de coco também é comumente usado para eczema, crescimento prematuro, psoríase, obesidade, câncer de mama e doenças cardíacas; no entanto, ele adverte que “não há boas evidências científicas para apoiar esses usos”.
Contra-indicações
Apesar de todos os seus benefícios, existem algumas contraindicações no seu consumo, pois embora possam ajudar e proteger o organismo, também podem ser afetados pelas gorduras saturadas que contém. Segundo especialistas, a ingestão excessiva de óleo de coco pode causar um aumento do colesterol ruim no sangue, uma condição que está intimamente relacionada às doenças cardiovasculares.
É melhor que você aplique ou consuma em quantidades moderadas e não use todos os dias, especialmente se você quiser verificar todos os seus efeitos positivos na proteção da pele, cabelos e corpo. Portanto, se você deseja adicioná-lo à sua dieta, é melhor fazê-lo nas mãos do pessoal de saúde que lhe dirá qual é a quantidade adequada para você e sua família de acordo com seu peso, queima de calorias e outros fatores, como idade.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!