Você sabia que a dieta DASH diminui o colesterol? O colesterol é uma substância cerosa encontrada no sangue e é necessária para o corpo, pois permite a formação de células saudáveis.
No entanto, ter altos níveis desses lipídios pode aumentar o risco de doença cardíaca coronária, pois os depósitos de gordura se formarão, dificultando o fluxo sanguíneo e endurecendo as artérias.
Leia também: Como funciona a dieta sirt? Nesta dieta pode beber vinho e comer chocolate
Para contrariar esta patologia, os especialistas recomendam uma alimentação saudável, mas alguns foram mais longe e aconselham a aplicação da dieta DASH.
Saiba mais sobre a dieta DASH
Consolidar uma dieta baseada na dieta DASH é um dos eixos centrais do combate ao colesterol, pois é um tipo de ingestão focada em vegetais, frutas e grãos integrais, limitando o consumo de alimentos com alto teor de gorduras saturadas, como gordura integral carne e laticínios. Além disso, esta dieta pode incluir produtos lácteos desnatados, peixes, legumes, nozes e aves.
Ao realizar a dieta DASH, o consumo de sódio é reduzido, pois os alimentos que a compõem são naturalmente pobres nessa substância. Consequentemente, para potencializar o combate ao colesterol alto e também outros como a hipertensão, os especialistas recomendam o uso de temperos e caldos sem adição de sal, além de evitar vegetais frescos, congelados ou enlatados e optar por cortes magros de carnes, peixes e aves sem pele.
Um dos focos desse tipo de dieta é a eliminação da gordura saturada, pois aumenta os níveis de colesterol. Encontra-se em algumas carnes, laticínios, chocolates, produtos de panificação e alimentos processados e fritos, razão pela qual se recomenda erradicar seu consumo. Além disso, por outro lado, a ênfase também é colocada na ingestão de fibras solúveis.
O argumento é que uma dieta rica em fibras solúveis ajudará a evitar que o trato digestivo absorva o colesterol. É por isso que a dieta DASH também promove o consumo de cereais integrais como aveia e farelo, frutas como maçã, banana, laranja, pêra e ameixa e leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!