Como tratar fungos de pele?

Fonte: CENÁRIOMT

Como tratar fungos de pele?
Como tratar fungos de pele? FOTO:REPRODUÇÃO

Como tratar fungos de pele? As infecções fúngicas são problemas que costumamos associar ao verão e à pele. No entanto, podem aparecer em qualquer época do ano e não só na pele, mas também no intestino ou na mucosa vaginal. 

Embora em geral não sejam doenças graves e possam ser tratadas com remédios naturais, em algumas ocasiões ou em pessoas especialmente vulneráveis ​​podem ser mais graves e requerem acompanhamento médico. 

Os fungos, de fato, fazem parte da nossa microbiota normal do corpo, juntamente com as bactérias e alguns vírus. Na maioria das vezes eles estão presentes e convivem conosco sem causar nenhuma doença ou alteração. 

Em que partes do corpo os fungos podem aparecer?

Além dos locais onde não causam nenhum mal, tanto as infecções fúngicas quanto as bacterianas podem aparecer em diversas partes do corpo. Dois locais comuns de infecção são a pele (por exemplo, pé de atleta ou os recentes surtos de micose no couro cabeludo ) ou as unhas (onicomicose).

Como dissemos, no intestino ou na mucosa vaginal, também podem proliferar excessivamente e causar infecções locais. Em pessoas imunossuprimidas, as infecções por via respiratória ou, ainda mais, disseminadas pela corrente sanguínea, são as mais graves.

Como os fungos são tratados?

Existem medicamentos antifúngicos de uso tópico (cremes, pomadas, loções, esmaltes) e antifúngicos de uso sistêmico (por via oral e parenteral, para atingir e agir de dentro do corpo).

O regime e a duração do tratamento devem ser sempre prescritos pelo médico, com exceção de infecções ungueais leves, nas quais pode ser recomendado um dispositivo médico ou medicamento de prescrição farmacêutica (sem receita).

 Deve-se levar em consideração, principalmente nas infecções de unhas e pele, que é necessária perseverança e paciência na aplicação do tratamento tópico. Deve-se levar em consideração, principalmente nas infecções de unhas e pele, que é necessária perseverança e paciência na aplicação do tratamento tópico.

Tratamentos caseiros não são recomendados. Eles geralmente não são eficazes. Além disso, em muitos casos, será necessário avaliar primeiro o tipo de infecção, sua localização e gravidade, mesmo que o problema esteja limitado ao nível da pele.

Para uma boa resolução da infeção fúngica, em casos muito ligeiros, podemos optar por preparações fitoterápicas ou dispositivos médicos para indicações farmacêuticas.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).