Como tratar a amigdalite? Amigdalite é uma inflamação das amígdalas, que são duas estruturas de tecido linfático localizadas na parte de trás da garganta. A inflamação pode ser causada por uma infecção viral ou bacteriana e pode ser aguda ou crônica.
Os sintomas comuns de amigdalite incluem dor de garganta, dificuldade para engolir, dor de cabeça, febre, fadiga, mal-estar geral e inchaço das amígdalas.
O tratamento da amigdalite pode variar dependendo da causa e da gravidade da inflamação. Se a amigdalite for causada por uma infecção bacteriana, o médico pode prescrever antibióticos para ajudar a combater a infecção. Mas se ela tiver origem de uma infecção viral, o tratamento é focado em aliviar os sintomas, como gargarejar com água salgada, tomar analgésicos para aliviar a dor e usar compressas frias ou quentes no pescoço.
Em casos graves de amigdalite recorrente ou crônica, o médico pode recomendar a remoção cirúrgica das amígdalas (amigdalectomia). A amigdalectomia é um procedimento comum e geralmente é realizado em crianças que sofrem de infecções frequentes nas amígdalas ou em adultos que apresentam problemas respiratórios ou apneia do sono.
Prevenção da amigalite
Para prevenir a amigdalite, é importante manter uma boa higiene bucal, lavando as mãos regularmente e evitando o contato próximo com pessoas que estão doentes.
Também é importante evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como copos e talheres, e manter o sistema imunológico forte com uma dieta saudável, exercícios regulares e sono adequado.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!