Especialistas insistem que é fundamental insistir na mudança de hábitos, mentalidade quando se trata de comer. Mas isso não é uma tarefa fácil, nem pode ser alcançada da noite para o dia.
Quer saber mais sobre dieta? Como garantir uma dieta saudável, variada e equilibrada?
Toca compromisso, perseverança, paciência. E nem todo mundo tem. Por isso, algumas pessoas consideram que obter resultados visíveis nas primeiras semanas é a chave para o sucesso na hora de fazer dieta.
A maior satisfação e o melhor estímulo que um paciente pode ter quando está em dieta é obter bons resultados nas fases iniciais de tratamento. Os motivos? “Aumenta a adesão ao tratamento e a adesão à dieta. Reforça a confiança que o paciente tem em si mesmo, ele se vê mais capaz e estimulado e se esforça mais para alcançá-lo”.
Uma motivação extra
Não há dúvida de que um bom resultado nas fases iniciais da dieta motiva o paciente e faz com que ele se sinta melhor emocionalmente, o que por sua vez incentiva e ajuda a seguir as instruções da dieta. “É muito importante que o paciente esteja emocionalmente bem e motivado. Ajuda ter um objetivo bem definido, saber porque estamos tentando emagrecer se é por saúde, estética, um evento, querer usar de novo as roupas que você tem no armário… decisão própria e não por influência do meio ambiente”, destaca o Coronado Dr.
Mas, de qualquer forma, não fique obcecado com prazos. É importante explicar à pessoa que os resultados não precisam ser de curto prazo , e tentar ajudá-la a perceber que o importante é a consistência, não os resultados das primeiras semanas, na verdade existe um mito generalizado é que no início das dietas você perde mais, quando isso nem sempre é verdade, são muitos fatores que podem afetar esse ponto e isso deve ser levado em conta e explicado desde o início, mas claro, na sociedade em que vivemos o curto prazo é importante e para isso, sim, é uma motivação a mais para perder muito no começo e perceber.
Como podemos alcançar esses resultados positivos nas primeiras semanas?
Chaves para alcançar resultados nessas primeiras semanas, o que nos encorajará a não jogar a toalha cedo demais.
- Logicamente , não cometa transgressões alimentares e, se o fizerem, saiba compensar com alimentação e exercícios adaptados ao tipo de dieta e às condições individuais.
- Como dissemos antes , definir o objetivo é importante. Haverá melhores resultados quando houver um desejo importante e definido por parte do paciente em querer perder peso.
- Tenha um acompanhamento profissional que te ajude a traçar metas realistas e indique a dieta mais adequada para você.
- Respeite a periodicidade das consultas de acompanhamento. Devem ser adaptados a cada caso, mas nas fases iniciais não é conveniente passar mais de 15 dias sem revisão.
- Melhor definir pequenas metas realistas que possam ser alcançadas em determinados períodos de tempo. Por exemplo, perca 3-4 quilos em 1 mês ou vá à academia 2-3 dias/semana. Pequenas conquistas ao longo do tempo somam e motivam.
- Use estratégias que o ajudem a realizar bem a dieta, como fazer um registro alimentar . Trata-se de anotar tudo o que você come para ter mais consciência do que faz. Aumenta a probabilidade de perder peso ou mantê-lo.
- Não desista de ter uma vida social . O acompanhamento é necessário no processo que em muitos casos sabemos ser mais longo do que o desejado. Reúna-se com familiares e amigos que têm um estilo de vida saudável e podem acompanhá-lo no ginásio ou em longas caminhadas. Inscreva-se para atividades em grupo, como grupos de caminhadas.
- Se você está obtendo os resultados que propõe, não se recompense com comida . Planeje uma viagem, vá às compras…
- Tenha paciência e não se desespere. Seja atencioso. Saiba que os resultados não são imediatos. Trata-se de integrar gradualmente a dieta ao seu estilo de vida e não vê-la como uma obrigação. É muito difícil cumpri-lo 100% todos os dias e não podemos abandoná-lo se um dia não tivermos sido capazes de respeitá-lo em sua totalidade. Trata-se de buscar uma regularidade e cumpri-la na maioria das vezes.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!