Como prevenir as infecções vaginais?

Fonte: CENÁRIOMT

Como prevenir as infecções vaginais?
Como prevenir as infecções vaginais? FOTO:PIXABAY

Como prevenir as infecções vaginais? A vulvovaginite por Candida ou infecção vaginal por fungos é a infecção vaginal mais comum.

O calor e a umidade do maiô molhado favorecem a proliferação de germes e são a principal causa dessa infecção no verão.

De acordo com o site da prefeitura de Campinas, a vaginose bacteriana é caracterizada pelo desequilíbrio da flora vaginal normal devido ao aumento exagerado de bactérias anaeróbias como a Gardnerella vaginalis, Bacteróides sp, Mobiluncus sp, Micoplasma e Peptoestreptococcus.

A esse aumento, associa-se a diminuição acentuada ou ausência dos lactobacilos. Ao exame, observamos a presença de corrimento vaginal, de coloração branco acinzentada, geralmente em pequena ou moderada quantidade, de odor fétido, mais.

No verão é comum passar horas de maiô molhado na praia ou na piscina, mas as altas temperaturas e a umidade contínua favorecem a proliferação de micróbios patogênicos , o que aumenta o risco de infecções vaginais como candidíase vulvovaginite ou candidíase vaginal.

Neste post, o CenárioMT esclarece as dúvidas de todas as mulheres que temem as tão indesejada infecções vaginais.

Como prevenir as infecções vaginais? Um maiô molhado pode favorecer

Os trajes de banho molhados são a principal causa de candidíase vaginal ou vulvovaginite no verão , uma das infecções vaginais mais comuns.

Esta infecção é causada por candida , um fungo que faz parte da flora normal do corpo, mas se prolifera excessivamente na flora vaginal (colonizada principalmente por lactobacilos) pode causar candidíase.

A candidíase ou vulvovaginite pode ser causada por qualquer fator que altere a flora da área íntima : tomar antibióticos, estresse, excesso de umidade… Esta última é o que acontece no verão devido ao suor ou ao passar muito tempo com o maiô molhado.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA VULVOVAGINITE POR CANDIDA?

A infecção por Candida pode causar os seguintes sintomas:

  • Corrimento vaginal esbranquiçado irregular , parecendo queijo cottage ou leite coalhado.
  • coceira
  • Comichão e ardor .
  • Inflamação da vulva.
  • Mucosa vaginal avermelhada.
  • Desconforto ao urinar e durante a relação sexual.

Às vezes, a infecção é de origem bacteriana ( vaginose bacteriana ) causada pela proliferação de bactérias vaginais como Gardnerella vaginalis ou Atopobium vaginae. O corrimento geralmente é acinzentado ou amarelo-esverdeado e com forte odor de peixe .

Vá ao ginecologista antes de qualquer um desses desconfortos, mas principalmente se houve sangramento menstrual anormal, corrimento sanguinolento, dor no baixo ventre ou nenhuma melhora após sete dias de tratamento.

QUANTO TEMPO LEVA PARA OS SINTOMAS APARECEREM

Cândida leva cerca de uma semana para incubar , então os sintomas da infecção não aparecem logo após um dia na praia.

Se você notar coceira e seu fluxo estiver esbranquiçado e grumoso, verifique o que você fez nos dias anteriores . Passar o tempo em um maiô molhado é provavelmente a causa.

COMO PREVENIR A VULVOVAGINITE

Você pode tomar várias medidas para prevenir a vulvovaginite e seus efeitos desagradáveis:

  • Evite usar um maiô molhado por muito tempo. Manter a área íntima seca é a regra número um. Evite usar roupas de banho molhadas por longos períodos de tempo e, se você for propensa a infecções vaginais, mantenha algumas peças de reposição à mão para quando for à praia ou à piscina.
  • Não se sente na beira da piscina ou na areia . O contágio nas piscinas e também na areia das praias é o mais comum na temporada de verão. Tenha cuidado e não se sente diretamente na areia ou na beira da piscina. Sempre faça isso em uma toalha ou pareo.
  • Ele usa roupas de algodão . As fibras sintéticas favorecem a transpiração, e esta, a proliferação de germes. Não use amaciante de roupas ao lavar, pode causar irritação que leva à infecção.
  • Controlar a incontinência . Vazamentos de urina favorecem um ambiente úmido onde é fácil para os germes habitarem. Se você combatê-los, manterá as infecções afastadas.

COMO PROTEGER A FLORA VAGINAL

Estes são os sinais de problemas de tireoide em mulheres
Fique atenta aos sinais das doenças femininas FOTO:PIXABAY

Leia mais sobre isso: Podem ser sintomas de câncer: 4 mudanças no corpo das mulheres pelas quais você deve ir ao médico

Quanto mais saudável a flora vaginal, maior a barreira contra a infecção.

Uma medida básica é escolher um sabonete íntimo com pH semelhante ao da vagina. Isso muda a cada fase da vida da mulher: na fase reprodutiva o pH vaginal é 4,5, na gravidez é mais ácido (4) e na menopausa volta a subir, chegando a 5,5 ou 6.

Além disso, os ginecologistas estão cada vez mais recomendando probióticos vaginais para acompanhar os tratamentos clássicos baseados em antimicóticos ou antifúngicos (eles curam a infecção).

Os probióticos vaginais regeneram a flora vaginal e ajudam a prevenir a candidíase, especialmente depois de tomar antibióticos ou para prevenir a sua recorrência.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).