Como prevenir a depressão em crianças?

A saúde mental também é um problema para as crianças e é importante que elas recebam cuidados oportunos

Fonte: CENÁRIOMT

Como prevenir a depressão em crianças?
Como prevenir a depressão em crianças? FOTO:PIXABAY

O que é ansiedade?  Como prevenir a depressão em crianças? São reconhecidas como uma doença e um transtorno de saúde mental que atinge crianças, adolescentes e adultos. Há um grande desconhecimento sobre isso, pois considera-se que os jovens exageram ou não é reconhecido como um problema de saúde. 

Às vezes é difícil diagnosticar ansiedade ou depressão , pois o humor pode ser confundido com estar triste, cansado ou apático. Alguns pais podem apontar como preguiça ou exagero, mas é importante atender aos sinais a tempo, pois pode afetá-los seriamente.

Leia também: O que causa a depressão?

A ansiedade também é outro problema que eles sofrem desde muito cedo, seja por pressão escolar, separação dos pais, bullying ou baixa autoestima ou outros fatores. Alguns pais podem pensar que as crianças ou os jovens não têm nada com que se preocupar ou causar estresse, mas estão errados. 

Sintomas de depressão em crianças

  • Ansiedade

É um transtorno de saúde mental que causa medos ou preocupações excessivos e interfere na vida escolar, alguns sintomas são:

-Medo de que os pais o abandonem
-Medo irracional de uma situação específica ou algo assim
-Medo da escola ou lugar com pessoas
-Medo do futuro ou da incerteza
-Fadiga
-Cefaleia
-Respiração pesada -Dor de estômago -Boca
seca -Papilações ou sudorese

  • Depressão

É considerada uma doença que leva à desesperança, tristeza ou desânimo excessivo, alguns sintomas são:

-Estar triste o tempo todo -Não
gostar mais das coisas que costumava
-Problemas para comer ou dormir
-Cansaço ou fadiga
-Inquietude -Baixa auto-
estima -Auto –
mutilação -Pensamentos suicidas

A depressão afeta indivíduos entre 10 e 24 anos, sendo o suicídio a principal causa de morte . É importante conversar com seus filhos sobre esses problemas para que eles tenham confiança para se comunicar com você se tiverem algum sintoma ou se sentirem tristes sem motivo aparente. O apoio emocional é primordial, você também pode ir a um especialista se notar que seu filho está deprimido, você nunca deve minimizar seus sentimentos. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!