Como o bruxismo pode prejudicar a saúde? O bruxismo é o nome médico para o hábito de ranger os dentes. Esta é uma condição prejudicial que pode afetar tanto os dentes quanto os músculos e articulações da mandíbula.
Enquanto muitas pessoas assumem que isso é algum tipo de distúrbio do sono, alguns pacientes também sofrem de bruxismo enquanto estão acordados.
Independentemente de você fazer isso de dia ou de noite, os especialistas concordam que as emoções são as grandes responsáveis pelo bruxismo. Pessoas que sofrem de ansiedade e estresse são mais propensas a cerrar os dentes e os músculos da mandíbula.
Mas, do Serviço de Saúde Britânico, eles acrescentam que aqueles que sofrem de distúrbios do sono, como ronco e apnéia do sono, também têm maior probabilidade de sofrer de bruxismo. O mesmo vale para quem fuma, usa álcool, drogas (como ecstasy e cocaína) e quem toma medicamentos antidepressivos, que correm maior risco.
Quais são os sinais do bruxismo?
Quando você está acordado e apertando os dentes é muito mais fácil reconhecer o bruxismo. Mas e aqueles que fazem isso enquanto dormem?
Do consultório de dentistas da Lee Dentistry , eles explicam que alguns dos sinais que podem alertá-lo de que você sofre de bruxismo são:
- Dor ou tensão nos músculos da mandíbula;
- Dentes planos ou desgastados;
- Dentes rachados, lascados ou soltos;
- Dor ou sensibilidade nos dentes;
- Dor intensa e contínua na região da articulação da mandíbula, ao nível das orelhas;
- Clicar, pular ou ranger na articulação temporomandibular.
Se você apresenta um ou mais desses sintomas, pode ir a um dentista para confirmar o diagnóstico. Os especialistas poderão orientá-lo no tratamento adequado para o seu caso, a fim de aliviar os sintomas.
Em alguns casos uma placa protetora pode ser suficiente, podem recomendar algumas mudanças de hábitos ou sugerir tratamentos mais invasivos como a aplicação de Botox nos músculos mais afetados.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!