Muito é falado nas televisões e informações atualmente sobre a necessidade do bem-estar, ainda mais após um cenário pandêmico. Contudo, pouco se fala em como atingir esse bem-estar e, de fato, o que ele é! Você saberia me dizer?
É por isso que hoje, 30 de agosto, o nosso blog preparou para você uma matéria falando um pouco mais a respeito do que seria esse conceito e como tê-lo de forma acessível e possível. Ficou curioso para mudar sua vida? Bora ler com a gente o artigo!
Leia mais: O que estuda a fisioterapia? Como saber se você precisa? Entenda mais agora
Bem-estar: o que significa esse conceito?
Em primeiro lugar, antes de saber como alcançar o bem-estar, é preciso entender o que ele, de fato, é, pois o nosso organismo consegue assimilar boas práticas muito mais facilmente quando entendemos o conceito dos termos.
Sendo assim, bem-estar, em termos gerais, é o conjunto de práticas que permitirá o indivíduo ter uma melhor qualidade de vida, vivendo com mais harmonia tanto consigo mesmo quanto para o seu entorno como um todo.
Ou seja, é buscar, por meio de atividades concretas, ampliar sua qualidade ao viver, sempre com equilíbrio, harmonia e bons hábitos no meio de tudo isso.
Entretanto, não é possível modificar sua vida inteira em um passe de mágicas! É preciso ir aos poucos, sabendo exatamente por onde começar, e é isso que iremos abordar logo abaixo, dá só uma olhada!
O que fazer para ter mais bem-estar?
Dessa forma, para ter mais bem-estar, o primeiro passo é entender quais são as suas prioridades, isto é, o que você realmente quer e precisa mudar na sua vida a partir da sua realidade. Esse é o primeiro e mais importante passo, porque você não conseguirá ter hábitos melhores se não for sincero com a sua própria vida e quais são as suas situações acessíveis no momento.
Portanto, caso sua prioridade seja a sua saúde, por exemplo, defina a meta de realizar uma atividade física com as suas condições, tanto de tempo quanto de dinheiro, e tenha disciplina em cumpri-la. Se for alimentação, busque um profissional e siga um plano alimentar.
Depois que você tiver a prioridade definida, lembre-se sempre de cuidar da sua saúde mental também, pois é ela que vai te permitir seguir e auxiliar nos seus passos saudáveis. Por fim, dentre as práticas saudáveis que são boas de se acrescentarem no dia a dia, selecionamos as principais:
- Alimentação saudável e acompanhada por profissionais;
- Atividades físicas pelo menos 3 vezes na semana;
- Acompanhamento psicológico, como a terapia;
- Atividades que não tenha relação com o seu trabalho ou estudo, por exemplo, cantar ou pintar;
- Momentos de verdadeiro lazer, sem preocupações.
É claro que essas são algumas das possibilidades, mas sempre busque ver o que se adeque a sua rotina e, claro, priorize o seu conforto e bem-estar. Esperamos que essa matéria tenha te ajudado a enxergar com mais clareza suas prioridades e que você possa ter uma vida mais leve e harmônica. Fique de olho em nossas outras matérias e acompanhe nosso conteúdo diário!
Continue lendo: O que estuda a fisioterapia? Como saber se você precisa? Entenda mais agora