Como lidar com os pés inchados?

Fonte: CENÁRIOMT

Como lidar com os pés inchados?
Como lidar com os pés inchados? FOTO:PIXABAY

Como lidar com os pés inchados?  ‘Os sapatos não servem’. Talvez você já tenha se deparado com essa situação quando esses dias quentes chegam e, inevitavelmente, seus pés estão mais inchados do que o normal. Um problema muito comum nestes meses de verão, que pode fazer com que seus sapatos machuquem ou causem desconforto. “Em geral, o calor agrava os sintomas de pessoas com varizes ou edema linfático”, explica o Dr. Juan Fontcuberta, chefe de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital Universitário Sanitas de la Zarzuela e do Hospital Universitário Sanitas la Moraleja.

O especialista explica ainda as causas que influenciam o aparecimento deste problema: “Em resposta a um aumento significativo da temperatura exterior, o corpo tenta equilibrar a sua temperatura interna perdendo calor e fá-lo dilatando o sistema microcirculatório da pele e gordura subcutânea. A transpiração aumenta e o calor é perdido. Essa dilatação dos microcapilares e das veias contribui para agravar os sintomas da insuficiência venosa, com aparecimento de maior cansaço, peso nas pernas e inchaço dos tornozelos”.

A temperatura, destaca o médico, é, portanto, uma das muitas variáveis ​​que influenciam os sintomas da insuficiência venosa e linfática, mas não é a mais importante, em sua opinião. “A falta de exercício físico ou a obesidade terão um impacto maior na sua evolução”, conta.

Podemos prevenir esse problema, evitar que os pés inchem?

O médico diz-nos que, embora as meias elásticas de compressão sejam a melhor solução, no verão são mal toleradas e por isso é importante escolher tecidos respiráveis ​​e aumentar o exercício físico ou banhos com água fresca para melhorar os sintomas. “No inverno acontece o contrário, o corpo retém calor, diminui o calibre do sistema microcapilar e os sintomas de insuficiência veno-linfática melhoram. As meias elásticas também são mais bem toleradas como regra geral e contribuem para a melhoria”, detalha.

Uma vez que eles incham, o que podemos fazer para melhorar a situação?

Deve-se ter em mente que se o inchaço persistir ao longo do tempo, não melhorar com simples medidas posturais ou se houver um aumento súbito do inchaço, um especialista deve ser consultado. Nessas situações, é preciso ter cuidado. E o médico considera que outros sinais de que algo está errado seriam quando a perna dói ao caminhar ou ao comprimi-la com a mão; há áreas quentes e avermelhadas da pele ou há uma lesão na pele com vazamento de conteúdo líquido

“Em princípio, a primeira coisa que o médico fará é descartar problemas no funcionamento do sistema venoso das extremidades por meio de um estudo de eco-Doppler venoso. É fundamental que isso seja feito por um especialista em angiologia e cirurgia vascular”, conclui recomendando o especialista da Sanitas.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.