Como funciona o colágeno? Esta é uma proteína que o nosso próprio organismo produz. Mas com o passar dos anos, a idade restringe a capacidade do nosso corpo de construir a substância.
Ele contribui para a elasticidade e resistência da pele, para a saúde das unhas e cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo — como ossos, músculos, tendões e articulações.
Leia mais: Aprenda a fazer o bombom de colágeno que firma a pele
O colágeno é a proteína mais abundante no ser humano e representa mais de 30% do total. Quando o corpo detectar a escassez, o melhor a se fazer é começar a adaptar a nossa alimentação para que não sofra com a falta.
Conheça os tipos de colágeno
Colágeno tipo I
É o mais abundante e é encontrado na pele, tendões, ossos e dentes. Apresenta-se sob a forma de fibras grossas, sendo o mais resistente a tensões.
Colágeno tipo II
É encontrado nas cartilagens. Associa-se a outras células da matriz extracelular, ligando-se fortemente à água, por exemplo. Ele funciona como uma esponja, cedendo água quando pressionado e voltando à forma primitiva quando a pressão cessa. Funciona como uma espécie de mola, que permite ao joelho, por exemplo, aguentar o peso do corpo.
Colágeno tipo III
É comumente encontrado nas artérias, no músculo dos intestinos e do útero e em órgãos como o fígado, o baço e os rins. As fibras deste tipo de colágeno apresentam certa elasticidade, e por isto são sempre encontradas em órgãos de forma variável.
Colágeno tipo IV
É formado por moléculas de colágeno que não se associam em fibrilas. Elas se prendem umas nas outras pelas extremidades e formam uma rede semelhante a uma tela de arame. Ao se associar a moléculas não fibrosas da matriz extracelular, formam uma membrana que age como um filtro.
Suplemento de colágeno
Apesar dos benefícios estéticos que possam advir da toma deste suplemento, é também recomendável a nível de desempenho físico.
Se pratica atividade desportiva, muitos serão os especialistas que o apontarão a toma de colágeno como indispensável para prevenir lesões e garantir o máximo rendimento.
Fonte de colágeno na alimentação
Ele está presente carnes vermelhas, peixe e frutos secos. Todavia, o nosso corpo não tem grande facilidade em absorvê-lo.
Por isso, o ideal será que o colágeno se hidrolise, ou seja, que passe por um processo químico que o fracione em aminoácidos, que são de mais fácil absorção.
É por isto que o suplemento mais comumente encontrado no mercado é o colágeno hidrolisado, que já se encontra pronto para ser absorvido pelo organismo.
Quando começar a tomar?
É a partir de cerca dos 25 anos que o corpo começa a diminuir a produção de colágeno. A média de redução é de 1,5% a cada ano.
A partir dos 40 anos de idade, esta proteína desgasta-se mais rápido do que se produz.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!