Como é a doença do macaco? Fique por dentro das atualizações

Entenda melhor essa doença e não dissemine informações erradas

Fonte: REDAÇÃO

Como é a doença do macaco? Fique por dentro das atualizações
Como é a doença do macaco? Fique por dentro das atualizações - freepik

Está ficando cada vez mais conhecido sobre essa nova doença do macaco ou, como dizem os especialistas, “varíola do macaco“. Mas o que, de fato, você sabe sobre essa doença? Será que é para ficarmos tão preocupados como ficamos com o vírus do covid-19?

Pois bem, hoje, dia 22 de agosto, traremos tudo o que for necessário para que você que nos acompanha. Saiba o que é e do que se trata essa nova doença que vem surgindo em nosso meio. Por isso, fique conosco e saiba mais.

Como é a doença do macaco? Fique por dentro das atualizações
Como é a doença do macaco? Fique por dentro das atualizações – freepik

O que é a doença do macaco?

Até a década de 1980, existia varíolas que eram causadas através de vírus. Porém esse tipo de contaminação foi extinta desde então. No entanto, hoje, surge a tona novamente esse tema, pois foi descoberto um vírus incomum que vem infectando tanto os humanos quanto também os animais, ou seja, é um vírus zoonose, comumente conhecido como doença do macaco.

O vírus que hoje afeta os humanos, na verdade, era uma doença que somente era transmitida entre os animais. Uma mutação fez com que os seres humanos também pudessem contrair essa nova varíola.

Transmissão, sintomas e tratamento

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a varíola do macaco não é transmitida por esses mamíferos. Vale se destacar que por falta desta informação, muitas pessoas vem matando os macacos achando que eles são os responsáveis pela transmissão.

A transmissão ocorre, portanto, através do contato de pessoa a pessoa, ou seja, uma longa exposição a pele e secreções de alguém. De igual modo, um contato excessivo e prolongado com gotículas e outras secreções respiratórias de pessoas infectadas, causam a transmissão da doença do macaco.

Os sintomas da varíola são bem parecidos com a de outros vírus, sendo estes sintomas:

  • Feridas na pele (erupções cutâneas);
  • Calafrios;
  • Gânglios inchados (que, geralmente, antecedem a erupção que é característica da doença);
  • Febre;
  • Dor de cabeça e dores no corpo;
  • Dor nas costas;
  • Cansaço;

Dessa maneira, caso você venha a contrair o vírus, procure um médico para que ele faça os melhores encaminhamentos a você. Ainda não existe um tratamento para a varíola dos macacos. Porém, não se preocupe, essa doença é autoeliminada com o tempo, e, costuma durar em média, de 3 a 4 semanas.

Muito bem, agradecemos pela sua companhia de sempre, espero que tenha saído daqui hoje um pouco mais informado sobre essa nova doença. E, principalmente, tenha entendido que os macacos não são responsáveis pela transmissão. De igual modo, pedimos que ajude a manter o máximo de pessoas informadas sobre esse assunto. Até breve!

Continue lendo: Chá de louro benefícios: aprenda como fazer e saiba as vantagens

Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, signos, horóscopo e oráculos. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.