O final de semana ou um pós-feriado é um período em que o corpo da maioria das pessoas precisa de um “tratamento” pós-comilança. Muitos que exageraram ficam se procurando maneiras de como desintoxicar o fígado.
A vontade de treinar nem sempre é muita e acaba por não conseguir garantir o funcionamento pleno dos seus órgãos.
Isto acontece especialmente com aqueles que têm a função de filtrar tudo o que de mau consumiu, sendo necessário assim, tomar sucos para o estômago e desintoxicar o fígado.
Funções do fígado
Esse órgão é considerado uma região de conexão entre o sistema digestório e o sangue, sendo onde os nutrientes absorvidos no trato digestório são processados e armazenados para, posteriormente, serem distribuídos para outros órgãos.
Os nutrientes vindos do intestino chegam ao fígado pela veia porta, com exceção dos lipídios complexos, que chegam pela artéria hepática.
Ele é muito importante papel na digestão de gorduras. Além disso, os sais presentes nela ajudam na absorção dos produtos da digestão da gordura por meio da mucosa do intestino. Após a síntese no fígado, a bile é armazenada na vesícula biliar.
Desintoxicar o fígado depois da comilança
É certo que este órgão conseguir suportar quantidades moderadas de álcool, gordura e açúcares. Mas também é garantido que, em exagero, a função depurativa do fígado por ser posta em causa. A falta de controlo e equilíbrio pode refletir-se na sua saúde.
Para recuperar a saúde do seu fígado é essencial que opte por alimentos de fácil digestão e com muita água, para facilitar este processo de digestão. Evite ainda alimentos com muitas gorduras. Confira estes alimentos:
- Frutas cítricas
- Gengibre
- Cereais integrais
- Melancia
- Carnes magras e brancas
- Berinjela
- Abacaxi
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!