Como descobrir se um ovo está estragado? Os ovos fazem parte da alimentação diária de muitas pessoas no mundo. Graças aos modernos sistemas de refrigeração, podemos mantê-los por longos períodos sem quebrar.
Mas, eventualmente, eles vão estragar e, como a parte comestível desse alimento está dentro de uma camada opaca e relativamente dura de cálcio, você não pode usar sinais tão evidentes, como cogumelos, para informar sobre sua condição.
Embora os ovos vendidos no mercado oficial devam indicar claramente a data de validade, descubra quais métodos você pode usar para verificar se eles ainda são comestíveis.
Quando está quebrado
O melhor mecanismo é sempre verificar o estado de cada ovo antes de prepará-lo. Em vez de quebrá-lo e colocá-lo imediatamente no recipiente em que está cozinhando, você deve abri-los um a um em um prato separado.
Assim você poderá analisar suas características, em busca de pistas que indiquem sua possível decomposição.
O primeiro e mais perceptível é o mau cheiro, “levemente sulfúrico”, conforme descrito pela Australian Eggs . Da organização da pesquisa, eles garantem que isso pode ser sentido mesmo quando o ovo ainda está intacto.
Além disso, o interior terá algumas mudanças visuais. Por exemplo, a clara não terá aquela textura pegajosa e parecerá muito mais líquida do que o normal, mas isso não é um sinal tão certo, pois pode acontecer com um ovo velho, e não apenas com os estragados.
Caso o interior tenha sido contaminado com bactérias, você pode encontrar manchas rosa, azuis, verdes ou até pretas na gema ou na clara do ovo.
O teste de flutuação
Se você não quiser quebrar e verificar um por um, pode usar o teste de flutuação. Simplesmente, você deve ter um recipiente com água gelada, colocar os ovos dentro e verificar se eles ficam próximos à superfície ou se afundam no fundo.
De acordo com a Australian Eggs, quaisquer ovos flutuantes devem ser descartados , pois devem ser decompostos e as células de ar internas permitem que sejam mantidos próximos à superfície da água.
Com uma lanterna
Colocar os ovos contra a luz é uma técnica utilizada pelos criadores de galinhas para reconhecer os ovos fertilizados daqueles sem pintinhos dentro, mas também pode ser usado para controle de qualidade.
Para isso, você deve estar em um local escuro e colocar o ovo contra a luz, mas não do sol, mas de uma fonte mais direta, como uma lanterna. Desta forma, você pode ver o interior de cada ovo, sem precisar abri-lo.
Conforme explica a Universidade da Flórida , quando um ovo está fresco, a gema é vista apenas como uma leve sombra e quanto mais intensa ela for, é sinal de que o ovo está envelhecendo.
Você também poderá sentir a célula de ar – parecerá um espaço vazio no fundo do ovo. Nesse caso, quanto mais fundo, menor sua qualidade e maior a probabilidade de se decompor.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!