Certamente você está familiarizado com herpes labial, pois até sete em cada dez espanhóis podem desenvolvê -lo .
É uma infecção viral causada pelo vírus herpes simplex (HSV) que causa lesões, principalmente nos lábios, consistindo em bolhas dolorosas.
Após a primeira infecção, o vírus viverá conosco para sempre e poderá se manifestar novamente, embora os sintomas sejam menores ao longo dos anos.
Vários tipos de vírus herpes simplex
Existem dois tipos de HSV: HSV-1 e HSV-2, o primeiro é transmitido por contato labial, ou seja, boca a boca e causa principalmente o que é conhecido como herpes labial e, em menor grau , herpes genital , enquanto o HSV-2 é transmitida por transmissão sexual e causa herpes genital.
Em ambos os casos, “é muito importante saber que são infecções crônicas que não têm cura e que na maioria dos casos quem as sofre são assintomáticos ou seus sintomas são leves e não reconhecidos como herpes, por isso muitas pessoas não sabem que tem.”, insiste a farmacêutica Amanda Dutruc, da DosFarma. Neste caso, falaremos sobre os tratamentos e remédios para herpes labial.
É uma infecção muito contagiosa
É importante notar que o herpes labial é altamente contagioso. Portanto, se sofremos de uma afta, devemos ter extrema cautela e evitar beijar, compartilhar copos, talheres ou outros utensílios de cozinha com outras pessoas. As toalhas também não devem ser compartilhadas e o sexo oral deve ser evitado.
Existem cremes com medicamentos sem receita médica
Eles contêm antivirais que, embora não eliminem o vírus, aceleram a cicatrização ou até mesmo impedem a ocorrência de um novo surto. Existem diferentes formatos, em comprimidos ou cremes. Estes últimos são vendidos sem receita médica e são mais eficazes quando usados nos primeiros sintomas. Em qualquer caso, nosso médico deve recomendar o melhor tratamento a seguir.
Um algodão ou compressa fria alivia
Outro remédio eficaz que não causa nenhum dano é a aplicação de uma compressa fria na área afetada ou uma almofada de algodão. Este remédio ajuda a reduzir a vermelhidão, remove crostas e promove a cura. Além disso, cremes analgésicos podem ser aplicados para aliviar a dor que o herpes labial pode causar. Neste caso, é necessário consultar o farmacêutico ou o médico.
Alguns bálsamos são preventivos
Eles não são curativos, mas ajudam a prevenir o aparecimento de lesões causadas por herpes labial. Eles são usados diariamente, são hidratantes e criam uma película protetora contra os desencadeantes do herpes graças aos seus óleos naturais. Além disso, geralmente contêm algum tipo de filtro UV, por isso também protegem dos raios solares.
Os remédios da vovó funcionam
Tradicionalmente, algumas plantas e produtos naturais têm sido aplicados para curar herpes labial. Como o especialista em doenças infecciosas nos diz, os mais comuns são pomadas sintéticas de cera de abelha. Se aplicados no início de seu aparecimento, podem ajudar a reduzir a duração do surto. Outras plantas que também foram usadas em formato de creme são o ruibarbo e a sálvia.
Alho para herpes labial é eficaz
É outro dos remédios caseiros usados para tratar a febre e eliminar rapidamente as crostas que ocorrem. Esse alimento contém uma substância, a alicina, com ação antimicrobiana. De acordo com a tradição popular, o alho cru e esmagado é aplicado na lesão.
O melhor remédio: mantenha-se imunologicamente forte
Finalmente, o melhor remédio para evitar o aparecimento de surtos de herpes labial é ter um sistema imunológico forte. Para isso é importante não estar cansado e dormir o suficiente, pois isso fortalecerá nossas defesas. Reduzir o estresse emocional, manter uma dieta equilibrada e praticar hábitos saudáveis, como não fumar ou beber álcool em excesso, ajudarão. Além disso, é aconselhável praticar exercícios regularmente.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!