Como cozinhar sem óleo: dicas e truques, não é tão complicado

A comida saudável e o movimento slow food se consolidaram na sociedade nos últimos anos e comer bem não é tão complicado

Fonte: Redação

Quer preparar alimentos sem usar óleo de fritar? Aprenda os melhores truques!

A alimentação saudável e o movimento slow food (*) se consolidaram na sociedade nos últimos anos. Comer bem já é uma moda passageira e fazer isso não é tão complicado. Há muitos alimentos do dia a dia que, apesar de saudáveis, trazem gordura para o nosso corpo. Que algo é bom para a saúde não significa que não ganhe peso se o tomarmos em grandes quantidades, e esse é o caso do óleo.

Os benefícios do azeite são conhecidos mundialmente. Desde uma melhoria do sistema imunológico contra vírus até a melhoria da circulação, favorecendo a função digestiva, é rico em vitaminas … mas exagerar traz uma quantidade de calorias para o corpo desnecessárias. Muito pior se, por outro lado, o óleo for girassol.

O óleo tem as mesmas calorias que a gordura bovina. Quanto às gorduras saturadas, o óleo de coco tem 90%, enquanto a gordura de porco tem 40%.

Além disso, algumas horas depois de ter consumido qualquer tipo de óleo vegetal, nossas artérias endurecem e sua capacidade de dilatação é reduzida.

Portanto, cozinhar sem óleo ou com muito pouca quantidade é totalmente possível. Além da nova tendência de fritadeiras que não fazem uso desse elemento, existem outras maneiras de cozinhar óleo sem se apossar de um dispositivo para ele. Existem ingredientes substitutos para o óleo com os quais você pode cozinhar saudável sem sacrificar o sabor.

Suco de limão

O suco de limão é um molho perfeito para cozinhar peixe. Além disso, permite que você cozinhe muitos produtos sem ter que recorrer ao óleo, mas sem grudar. Além disso, o limão melhora o sabor do peixe e não tem uma única caloria. Para cozinhar com suco de limão, você precisará usar frigideiras de alta qualidade, que são antiaderentes e adequadas para o tipo de fogão que você usa.

Água temperada

Outra opção totalmente saudável é usar um pouco de água como método antiaderente e adicionar a ela todas as especiarias que você mais gosta para dar sabor a ela. Uma boa combinação é tomilho com hortelã para ensopado.

O forno, aposta segura

Embora o forno gaste um pouco mais de eletricidade do que outros aparelhos, o aliado perfeito para cozinhar todos os tipos de alimentos sem óleo. Os alimentos cozidos no forno geralmente são muito saborosos e suculentos, mesmo que não tenham óleo. É possível assar sem óleo quando você substitui essa gordura por um fluxo de vinho ou um caldo de legumes, suas refeições serão muito saborosas e você terá tirado algumas calorias.

Vapor, benefício duplo

Outra das técnicas mais tradicionais é cozinhar a vapor. Você pode fazer pratos deliciosos sem usar uma gota de óleo e, no caso de vegetais, eles são mais ‘al dente’ do que cozidos. Especiarias, neste caso, também são aliadas para temperos.

Uma colher de chá, a quantidade certa

Além desses truques, o que é recomendado pelos nutricionistas é que não mais do que uma colher de chá de óleo é consumida por dia. Assim, você pode grelhar com o óleo mínimo. No caso de produtos à milanesa, eles podem ser feitos no forno. Além disso, sempre ter uma boa frigideira que não grude é a melhor maneira de não usar mais óleo do que o esperado.

Para a omelete francesa e as mexidas em geral, podemos cozinhá-las sem óleo, basta usar um pouco de água para evitar que o ovo grude.

Slow Food 

O nome Slow Food veio, justamente, em oposição ao conceito de fast food. Buscando uma gastronomia que começa com a escolha dos alimentos e a forma de produção, o respeito pelo meio ambiente e os produtores artesanais, até chegar à mesa, onde a convivência e a celebração são fundamentais.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!