Como acabar com o vício em açúcar?

Você se sente cansado, com falta de concentração e de repente pensa 'eu preciso de algo doce'?

Fonte: CENÁRIOMT

Como acabar com o vicio em açúcar?
Como acabar com o vicio em açúcar? FOTO:PIXABAY

Como acabar com o vício em açúcar? Certamente existe um padrão que se repete dia a dia dentro de seus hábitos alimentares sem perceber. Você está cansado, deseja algo doce e vai em busca disso, alcançando rapidamente energia e bem-estar.

Mais tarde, também é quase certo que você vai se arrepender, mas por que repetir o mesmo processo amanhã?

Entenda os perigos do açúcar: Açúcar, um inimigo de peso

Nesse caso, você pode ter um vício em açúcar e isso está ameaçando sua saúde. Nós dizemos a você como ele é gerado, como detectar se você sofre com isso e como você pode se livrar dele de uma vez por todas .

COMO OCORRE O VÍCIO DE AÇÚCAR?

O açúcar atua em centros de recompensa no cérebro que liberam um neurotransmissor chamado dopamina , responsável pela sensação de prazer. Além disso, do ponto de vista clínico, o vício em açúcar é, na verdade, sinônimo de desejo por carboidratos , pois aumenta a porcentagem de triptofano no sangue, um aminoácido precursor de outro importante neurotransmissor: a serotonina , geralmente conhecida como o hormônio da felicidade.

É por isso que depois de consumir açúcar, você começa a se sentir muito melhor, até tem uma pequena sensação de euforia e o corpo se regula naturalmente. No entanto, acaba se acostumando e deixa de produzir esses dois neurotransmissores (dopamina e serotonina) por si só .

Neste ponto é onde já se desenvolveu a tolerância ao açúcar , para o qual cada vez, para sentir esse efeito que descrevemos no início, será necessária uma quantidade maior, em maior ou menor grau, quando os níveis de glicose caírem novamente em sangue: cansaço, irritação, nervosismo ou falta de concentração são algumas das consequências quando não dá a quantidade que o seu corpo (cada vez mais) necessita.

QUER SABER SE TEM VÍCIO DE AÇÚCAR?

Leia estas perguntas que propomos abaixo. Se você responder a três ou mais perguntas afirmativamente, confirmamos que você é viciado em açúcar.

  • Você sente quedas de energia ao longo do dia; especialmente no meio da manhã ou no meio da tarde?
  • Você consome açúcar refinado ou integral, mel, xaropes, chocolates, etc. regularmente durante o dia?
  • Você costuma consumir pão, macarrão e arroz branco, biscoitos, cereais no café da manhã e alguns outros doces todos os dias?
  • Você come algum alimento que não contenha proteínas (como carne, peixe, ovos, nozes e sementes, legumes ou laticínios)?
  • Você tem dificuldade em acordar de manhã e seguir em frente?
  • Se você respondeu três ou mais com um retumbante sim, é melhor continuar lendo.

COMO SAIR DO AÇÚCAR?

  1. A primeira recomendação é que você reduza gradativamente a quantidade de açúcar adicionada aos alimentos para recuperar seu sabor natural e reduzir seu consumo. Deixamos-lhe algumas dicas para o conseguir.
  2. Procure sempre consumir produtos frescos : frutas, verduras, legumes , carne, peixe ou nozes.
  3. Consuma vegetais no almoço e jantar , sendo estes a parte mais abundante do prato .
  4. Reduza o consumo de cereais e, se for caso disso, opte sempre por cereais integrais .
  5. Coma gorduras boas em todas as refeições , como abacate, azeite extra-virgem, sementes ou nozes. Além disso, eles são muito saciantes.
  6. Acompanhe cada ingestão do dia com um produto rico em proteínas para baixar o nível glicêmico dos alimentos . Por exemplo, em vez de comer apenas frutas, acompanhe com nozes ou iogurte.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!