Você conhece o cominho preto? Existem temperos que não podem faltar na sua cozinha , principalmente se você gosta de picante. Mas há outros que não são tão conhecidos e que também são bons que você os tenha.
Por exemplo, sementes de cominho preto, que lembram pimenta e são atribuídas propriedades curativas .
Cleópatra , a rainha mais jovem do Egito, já os usava em seus rituais de beleza !
De onde vem o cominho preto?
Como explica a nutricionista e nutricionista Irene Lezcano, da Nutritienda, o cominho preto ( Nigella sativa L ), também conhecido em espanhol como ajenuz ou arañuel, vem do Oriente Médio, África e Ásia. Atualmente, seu cultivo se espalhou para mais áreas do Mediterrâneo, embora na Espanha possa ser encontrado selvagem.
É uma planta da família Ranunculaceae (ranunculaceae), e é caracterizada por suas flores brancas ou azuis e por exalar um odor semelhante ao da noz-moscada.
“É conhecido pelos seus usos culinários e aromáticos, embora historicamente também seja conhecido como erva medicinal. Seu uso remonta ao antigo Egito, onde era considerado o óleo dos faraós ”, indica o especialista, que também detalha que “ diz-se que eles encontraram sementes de cominho preto dentro do túmulo de Tutankhamkon e que Cleópatra usou seu óleo em seus rituais de beleza”.
Suas propriedades nutricionais
Geralmente, o cominho preto tem um valor nutricional interessante. “Destaca-se pela quantidade de proteínas e gorduras e pelo teor de ácidos graxos essenciais , aminoácidos e vitaminas”, afirma a nutricionista.
Quanto aos seus componentes fitoquímicos, sua composição pode variar de acordo com fatores que afetam a cultura, maturidade… “Mas entre eles, destaca-se seu principal componente ativo: a timoquinona da família dos terpenos e terpenóides, aos quais são atribuídas propriedades antioxidantes” , detalhes.
Este componente pode ser encontrado principalmente nas sementes de cominho preto.
Ideias para aproveitar as propriedades do cominho preto
Por um lado, o óleo essencial obtido de suas sementes é utilizado em suplementos alimentares.
Embora seja famoso por seu uso como condimento na cozinha. “Seu sabor é único, levemente amargo e picante, com toques que lembram pimenta.”
Aliás, Lezcano conta-nos que é muito utilizado na cozinha da Índia e do Médio Oriente, sendo utilizado em pratos como guisados, caril, saladas ou mesmo na preparação de pão, na Índia as suas sementes são polvilhadas no pão naan .
Ao adicioná-lo às suas receitas, você pode viajar com seu paladar e descobrir novos sabores. A melhor maneira de fazer isso é pré-tratá-lo e moê-lo para liberar seus óleos essenciais e aroma.
Além disso, é um tempero que você pode tirar o máximo proveito se o combinar com outros temperos, como canela, açafrão, noz-moscada … , você pode adicionar diretamente!
Os usos medicinais do cominho preto
Isso também pode te interessar: 3 ervas naturais que vão te ajudar a tratar a ansiedade
Ao longo dos séculos e em várias culturas, propriedades digestivas e curativas foram atribuídas ao cominho preto. “Não existem estudos científicos que comprovem o uso medicinal desta semente, mas é verdade que é uma fonte de propriedades que contribuem para melhorar a saúde ”, afirma Juan Desmonts, farmacêutico e fundador da Dosfarma.
Estas sementes contêm “inúmeras vitaminas e minerais, ácidos gordos como ómega 3, 6 e 9, timoquinona ou esteróis que a tornam uma combinação perfeita de nutrientes para melhorar a saúde e o bem-estar”.
Mas se quisermos falar de usos medicinais, antes de consumi-lo, “teríamos que consultar o médico de família para fazer o uso adequado”, lembra o farmacêutico, que detalha algumas das suas propriedades medicinais.
Serve para remover metais pesados?
É cada vez mais comum o nosso corpo conter metais pesados devido aos hábitos diários, não só de alimentação mas também de consumo tecnológico, poluição, etc. “O mais importante é tentar reduzi-los através de alimentos que favoreçam a purificação do organismo . Neste caso, o cominho preto, graças aos seus nutrientes, ajuda a reduzir os metais pesados no organismo”, diz Desmonts.
Cuide da sua pele
O cominho preto ajuda a manter os níveis de colágeno, promovendo a elasticidade e hidratação da pele. Geralmente é recomendado para o cuidado da pele sensível e, graças às suas propriedades anti-sépticas, promove a cicatrização da pele.
Aliado do coração
O consumo regular de cominho preto ajuda a manter os níveis de colesterol e baixar a pressão arterial . Aliado a uma boa alimentação e exercícios físicos, seu consumo atuaria de forma positiva.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!