Comer rápido pode causar obesidade

Fonte: CENÁRIOMT

measuring tape 4590164 1920

 Estudos têm demonstrado que a velocidade de ingestão está relacionada ao risco de obesidade e, consequentemente, de doenças cardiometabólicas como diabetes ou hipertensão .

Engolir, mastigar pouco e rápido, pode ser o início de muitos distúrbios , tanto na idade adulta quanto na infância.

Uma investigação recente realizada entre 956 meninos e meninas entre três e seis anos mostrou que as crianças que comem rapidamente seguem menos a dieta mediterrânea, têm mais excesso de peso e têm níveis elevados de pressão arterial ou glicose no sangue . Por que comer rápido tem consequências tão terríveis para a saúde?

COMO COMER RÁPIDO AFETA VOCÊ?

Isto é o que acontece no seu corpo quando você come com pressa e não mastiga bem a comida:

1. A BARRIGA INCHA

Se você não mastigar o suficiente, a comida chega ao estômago em pedaços grandes, por isso não é bem digerida e acaba causando inchaço, flatulência e peso. Por outro lado, se o alimento estiver bem moído , as bactérias intestinais que o fermentam no cólon podem fazer seu trabalho melhor, o que é bom. Além disso, mastigando rápido você engole mais ar do que o normal .

2. A DIGESTÃO PIORA

A digestão realmente começa na boca. Se você não mastiga bem o que come, o estômago é forçado a gastar mais energia e a produzir mais sucos gástricos para digerir os alimentos.

3. LEVA MAIS TEMPO PARA SE SENTIR COMPLETO

O cérebro secreta hormônios para sinalizar que já comemos o suficiente , mas desde o momento em que você se senta à mesa até o primeiro sinal de “parada” ser liberado, leva cerca de 20 minutos . Portanto, se você come rápido, o estômago não tem tempo de “sinalizar” ao seu cérebro que está ficando cheio, e o cérebro não manda a ordem de saciedade para você parar de comer.

4. COMER RÁPIDO CAUSA OBESIDADE

As pessoas que comem rápido tendem a ter um índice de massa corporal mais alto . A alimentação rápida está associada à ingestão de alimentos menos saudáveis, como os ultraprocessados , mais atrativos ao paladar. Esses alimentos costumam ser muito energéticos porque são ricos em gorduras, açúcares, sal e aditivos.

Outros estudos também mostraram que mastigar lentamente e aumentar o número de mastigações durante uma refeição está inversamente associado à obesidade. A razão é que comer mais devagar melhora o sinal de saciedade e você come menos .

5. AUMENTA O RISCO DE SÍNDROME METABÓLICA

A obesidade favorece o desenvolvimento de patologias como diabetes , colesterol total elevado e hipertensão . Essas quatro patologias combinadas é o que é conhecido como síndrome metabólica , um distúrbio que aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e renais.

6. AS DEFESAS ESTÃO ENFRAQUECIDAS

Um estudo descobriu que a mastigação estimula um tipo de célula imune (Th17) que pode aumentar a proteção contra infecções bacterianas e fúngicas na boca.

7. VOCÊ NÃO APROVEITA BEM OS NUTRIENTES

Quando você passa o tempo mastigando, o alimento fica impregnado com as enzimas da saliva , que começam a decompor o alimento e promovem a absorção dos nutrientes . Um estudo mostrou que pessoas que mastigam um punhado de amêndoas pelo menos 40 vezes assimilam melhor seus nutrientes.

8. VOCÊ NÃO PERCEBE BEM OS SABORES

A saliva permite que as partículas sápidas (responsáveis ​​pelo sabor) dos alimentos ativem as papilas gustativas. E quanto mais comida é moída, mais partículas são liberadas. Ao saborear os alimentos, você terá mais consciência do que come e escolherá alimentos mais saudáveis.

POR QUE É IMPORTANTE COMER MAIS DEVAGAR?

Se os pedaços de comida que chegam ao estômago forem grandes, muitas das funções básicas não acontecerão. Em vez disso, mastigar devagar, com atenção, dá ao cérebro tempo suficiente para enviar os sinais certos para o corpo entender que precisa se preparar para digerir os alimentos . Como funciona esse processo?

  • O cérebro começa a liberar hormônios e ativa os receptores encontrados no estômago para que comece a produzir ácido clorídrico e outras substâncias para realizar a digestão.
  • O pâncreas se prepara . Se você comer devagar, você dá tempo ao pâncreas para estar pronto para começar a secretar enzimas e sucos pancreáticos, essenciais para o processo digestivo.
  • O estômago relaxa . A mastigação relaxa o piloro (esfíncter do estômago que controla a passagem do alimento para o intestino delgado), de modo que o bolo alimentar pode seguir seu curso com facilidade .
  • Você também protege seu cérebro . Mastigar corretamente e pelo tempo recomendado pode proteger a saúde do cérebro. Com esse movimento da mandíbula ativamos uma área do cérebro, o hipocampo, que está relacionada à memória, orientação espacial e regulação dos estados emocionais.

QUANTAS VEZES VOCÊ TEM QUE MASTIGAR?

É aconselhável mastigar até que a mordida esteja liquefeita e o alimento tenha perdido sua textura. A maioria dos estudos sugere que você deve mastigar até 40 vezes a cada mordida. Sem ficar obcecado, contar as vezes que você mastiga o ajudará a ter mais consciência desse ato.

Se você seguir este conselho, você também estará observando seu peso. Foi demonstrado que se você mastigar cerca de 30 vezes a cada mordida, em vez de apenas 10 ou 15, você ingere até 10% menos calorias .

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

 

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).