Você come muitas sementes de Chia? são sementes das flores de uma planta da mesma família da hortelã. É originário da região da América Central, mas atualmente é comercializado em todo o mundo devido aos benefícios à saúde que seu consumo traria.
É que este pequeno alimento contém poderosos antioxidantes, além de vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento de todo o organismo.
Incluir sementes de chia em sua dieta pode ajudar a reduzir a inflamação, pode ajudar a manter um peso saudável, melhorar a saúde óssea devido ao seu alto teor de cálcio e pode até ajudar a regular os níveis de glicose no sangue.
Mas muito desse alimento pode causar efeitos colaterais, especialmente em algumas pessoas específicas com certos diagnósticos ou que tomam alguns medicamentos.
Ensinamos aqui, quem deve comer muitas sementes de chia:
Isso também pode te interessar: Saiba as diferenças entre a chia branca e chia negra?
Se você é alérgico
Poucos casos foram relatados no mundo, e até o momento não há estudos conclusivos sobre o assunto.
Em um caso particular, um homem de 54 anos , que consumia essas sementes para baixar o colesterol no sangue, ao longo dos dias começou a apresentar problemas respiratórios, irritação na pele, tontura e inflamação.
Esses sintomas ou outras manifestações características de alergias alimentares podem ser identificados quando consumidos pela primeira vez . Se este for o seu caso, é recomendado eliminar a chia e consultar um especialista.
Se você tem problemas digestivos
A chia é altamente recomendada para pessoas que sofrem de constipação, pois contém 11 gramas de fibra em apenas 28 gramas da semente. Mas o excesso desse componente pode causar inflamação, inchaço, desconforto geral, dor de estômago ou até diarreia.
Para pessoas com problemas digestivos, como doença de Crohn ou colite ulcerativa , a fibra das sementes de chia pode piorar os desconfortos associados a essas condições.
Se você toma certos medicamentos
Devido ao efeito da chia na regulação do açúcar, aqueles em tratamento para diabetes devem evitar comer muitas sementes, pois podem interagir com medicamentos, especialmente a insulina.
Da mesma forma, recomenda-se que os pacientes que precisam tomar medicamentos para controlar a pressão arterial também evitem a chia, pois ela foi estudada por seu potencial de reduzir naturalmente esse indicador, o que pode levar à hipotensão , dependendo de cada caso.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!