Pela primeira vez na história, os cientistas conseguiram produzir e cultivar folículos capilares em laboratório e reduzir a calvície. Os resultados bem sucedidos podem ser transformados em tratamentos para queda de cabelo.
O trabalho inovador realizado por pesquisadores da Universidade de Yokohama, no Japão, conseguiu melhorar a compreensão das interações celulares e conectivas que permitem a formação de folículos.
A partir de células embrionárias de roedores, os especialistas conseguiram controlar as mudanças necessárias para que delas nascessem novos folículos capilares de forma semelhante a como cresceriam no corpo humano.
O resultado: cavidades nas quais o cabelo de 3 milímetros cresceu após 23 dias de cuidados. Isso provavelmente está relacionado ao fato de que o ciclo capilar dos camundongos é de cerca de um mês”, explicou Junji Fukuda , um dos pesquisadores da casa de estudo.
Um possível tratamento para calvície
Atualmente, os transplantes capilares são o tratamento permanente e disponível para a calvície.
Este procedimento consiste em realocar os folículos existentes em outras partes do corpo na área do cabelo onde se aprecia uma diminuição da densidade.
Esta grande descoberta científica abre uma nova oportunidade para o tratamento permanente da queda de cabelo.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!