Chás que melhoram a digestão para tomar depois de comer

Fonte: CENÁRIOMT

Chás que melhoram a digestão para tomar depois de comer
Chás que melhoram a digestão para tomar depois de comer FOTO:PIXABAY

Você sabia que existem alguns chás que melhoram a digestão? Comer com pressa e escolher propostas contundentes e muito elaboradas costuma estar por trás das más digestões , que podem nos fazer sentir pesados ​​e inchados depois de comer . 

Mas estes não são os únicos sintomas de digestões pesadas. Prestar atenção a eles pode ajudá-lo a descobrir a origem de suas queixas digestivas, o que o ajudará a escolher a infusão mais adequada para aliviá-las.

  • Inchaço e gases . É o sinal de que você está comendo muito rápido e/ou ingerindo alimentos muito flatulentos.
  • Punções na barriga. Na maioria dos casos, eles costumam aparecer devido aos nervos, mas também devido à ingestão de estimulantes como café, chá…
  • Azia . Ele responde a um excesso de secreção de sucos gástricos. Afeta mais pessoas altamente estressadas ou que tomam anti-inflamatórios. Se você comer rapidamente ou consumir álcool, alimentos condimentados ou carnes gordurosas, a situação piora.
  • Refluxo. Os sucos sobem para o esôfago porque a válvula de entrada do estômago não fecha adequadamente. É um problema que se intensifica se você se deitar logo após comer ou se comer demais.
  • Regurgitações amargas. Se lhe parece que uma secreção de sabor amargo está subindo do estômago, como no caso anterior, pode ser causada pelos sucos do estômago, embora, às vezes, junto com estes também possa haver bile, uma substância que ajuda a digerir gorduras e proteínas.

Infusões que melhoram a digestão

Além dos chás de ervas que recomendamos abaixo, você também pode optar pelos seguintes, dependendo do seu desconforto:

  • Existem alguns que aliviam o peso se você comer muito. Hortelã e tomilho são muito eficazes (além da já recomendada camomila e hortelã). Leve-os mornos e beba, senão distendem o estômago.
  • Outros ajudam a aliviar o inchaço. Se você tende a sofrer de digestão lenta e tende a acumular gases, um chá de angélica, cravo ou erva-doce irá aliviá-lo antes ou depois de comer.
  • O seguinte reduz a dor de estômago e cólicas. As infusões de canela são muito eficazes no alívio desses distúrbios.

OS PROBIÓTICOS TAMBÉM SÃO BONS PARA VOCÊ

Se após alguns dias de refeições abundantes você se sentir inchado, os probióticos (bactérias benéficas) podem ajudá-lo.

  • Os probióticos ajudam a equilibrar a flora intestinal , evitando a proliferação excessiva de bactérias nocivas, responsáveis ​​pelo mau hálito, infecções intestinais, inchaço e desconforto abdominal.
  • Alguns dos benéficos são: Lactobacillus acidophilus, L. reuteri, L. rhamnosus , bifidobactérias… Encontram-se em alimentos como o iogurte e também se podem tomar preparados em pó, frascos ou cápsulas (consulte previamente um profissional) .

Genciana para ajudar os sucos gástricos

Os componentes amargos de seu rizoma estimulam a secreção de sucos gástricos e ajudam a aumentar a produção de bile, cujo papel é essencial no processamento dos alimentos. Por isso, é especialmente indicado para combater as digestões lentas e pesadas que surgem após uma compulsão alimentar ou uma refeição pesada.

É preparado em decocção . Cozinhe 1 colher rasa da planta por copo de água. Deixe descansar, tampado, 10 minutos, e filtre.

Lembre-se, sim, que a genciana não é recomendada em caso de gastrite ou úlcera péptica. Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico se é conveniente ou não tomá-lo.

Melissa para acalmar cólicas

Com propriedades sedativas digestivas, antiespasmódicas e antimicrobianas , as folhas de erva-cidreira melhoram os distúrbios típicos da dispepsia (que causa digestão lenta, indigestão…).

Você pode tomá-lo como uma infusão . Claro, evite-o se você sofre de distúrbios da tireoide , durante a gravidez e durante a amamentação.

 Erva-doce contra gases

Esta planta é um bom tônico para a digestão (aumenta as secreções gastrointestinais), carminativo ( reduz a produção de gases ), calmante intestinal (alivia cólicas) e estimula os movimentos intestinais naturais.

Deve ser evitado durante a gravidez e lactação.

Alcachofra para digestão lenta

Aumenta a expulsão e fluidez da bile, facilitando a quebra das gorduras. É por isso que é ideal para tratar digestões lentas que causam peso, distensão abdominal e flatulência. Suas folhas são preparadas em decocção.

Evite tomá-lo se sofre de cálculos biliares, durante a gravidez e lactação.

Camomila para combater o peso

É uma das plantas mais digestivas. Ajuda a prevenir a acumulação de gases no estômago e alivia o peso abdominal. Além disso, seu sabor suave e agradável é ideal para finalizar qualquer refeição.

Também é eficaz contra os nervos e para combater a insônia.

Erva Luísa quando há dor

Esta planta, tomada em infusão, é considerada um tônico estomacal  e previne espasmos gastrointestinais , sendo eficaz para melhorar a digestão lenta. Também tem um efeito carminativo, o que ajuda a prevenir a flatulência. O seu sabor a limão e fresco torna-o muito apetecível.

Também é muito útil para combater o estresse e a ansiedade, que podem levar você a comer demais.

Boldo para a digestão de gorduras

Previne o peso no estômago, protege o fígado e estimula a vesícula biliar . Também facilita a digestão de gorduras e previne a formação de cálculos biliares.

O boldo também tem efeito diurético, por isso ajuda a eliminar líquidos e a purificar o corpo de toxinas.

Gengibre contra refluxo

Esta planta é tonificante, anti- inflamatória e melhora a perda de apetite e náuseas . Também neutraliza o excesso de ácidos gástricos, bem como ajuda a tratar distúrbios digestivos causados ​​pela produção insuficiente de ácidos gástricos . Prepare-o em decocção de um pedaço de rizoma com cerca de um dedo de espessura por copo.

Não é apropriado se sofre de gastrite ou se tem úlcera gastroduodenal em período ativo.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).